segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Campus do Instituto Federal Farroupilha em São Vicente do Sul recebe seminário sobre Educação

  
O Seminário Educação no Desenvolvimento Regional, que debaterá a importância do ensino superior e tecnológico através dos Institutos Federais de Educação e campus de universidades públicas, que estão sendo sucateados pelo governo federal, está confirmado para o dia 24 de agosto, em São Vicente do Sul, às 19 horas, no Campus do Instituto Federal Farroupilha.

A realização do seminário no município foi uma demanda do vereador Joel Marques (PT), que desde abril vem conversando com o deputado estadual Nelsinho Metalúrgico (PT/RS), presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos Federais de Educação do RS, para a realização do evento no município. Em julho, o deputado, acompanhado do vereador, visitou o campus em São Vicente do Sul. 

A atividade do dia 24 é organizada pela Assembleia Legislativa, através do Fórum dos Grandes Debates e da Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos Federais do RS, junto com a UERGS, COREDES, Institutos Federais (IFRS, IF-Sul e IFF) e diversas instituições.

A realização do seminário é motivada pelo corte de verbas e o contingenciamento de recursos praticados pelo governo federal, que colocam em risco o funcionamento de todos os campi dos Institutos Federais no RS. No orçamento previsto para 2017 houve redução de 10% na verba de custeio e de 30% do total na verba de investimentos nos Institutos Federais de Educação.

Outra questão a ser discutida é a Portaria nº 28, de 16 de fevereiro de 2017, que determinou ao Ministério da Educação o estabelecimento de limites a cada umas das unidades, tirando o direito legal para que estas tenham o controle, gerenciamento e aplicação dos recursos de acordo com as suas diferentes realidades e necessidades.


Presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos Federais no RS, o deputado Nelsinho Metalúrgico ressalta que através da edição da PEC 95/2016 o governo federal congelou por 20 anos os investimentos nas áreas sociais, atingindo educação. O deputado ressalta que além da redução contínua de recursos para os institutos federais de educação, a União está também contingenciando. Como exemplo, cita que o Instituto Federal do Rio Grande do Sul, em 2014 teve um orçamento liberado de R$ 82 milhões, em 2015 foi reduzido para 67 milhões, em 2016, baixou para 59 milhões e para 2017 o orçamento proposto é de R$ 44 milhões. “Estamos falando de uma redução de praticamente metade daquilo que foi utilizado em 2014. Há sim um processo de estrangulamento da redução da capacidade dos nossos institutos federais. Esse é o quadro concreto e desesperador. Precisamos somar forças para reverter esta situação, por isso é importante a mobilização de todos”.


O seminário a ser realizado em São Vicente do Sul é a quarto para debater o assunto. Já foram realizados seminários em Bento Gonçalves, Ibirubá e em Osório. Estão convidados para a atividade, parlamentares, prefeituras, diretores, reitores, professores e alunos, representantes do Coredes, entre outras autoridades locais e regionais e comunidade. 
... 
*Fotos: Deputado estadual Nelsinho Metalúrgico e vereador Joel Marques visitando  o Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul em julho/2017.

**Via Assessoria de Imprensa do Gabinete do Deputado Nelsinho Metalúrgico - PT/RS
 imprensanelsinho13@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário