sexta-feira, 28 de julho de 2017

Estado de Exceção, Resistência ... y Otras Cositas Más... (Coluna C & A nº 117)



Crítica & Autocrítica nº 117

*Estado de Exceção continua correndo solto em nosso maltratado país. Com o golpe parlamentar/jurídico/midiático/empresarial que derrubou uma Presidenta legítima e honesta, a Constituição foi rasgada, o Estado Democrático de Direito substituído pelo Estado de Exceção; traíra golpista na presidência montou um governo de ladrões; juízes e procuradores parciais, autoritários, muitos fundamentalistas; prisões e condenações sem provas; presunção de inocência ignorada;  perseguições seletivas direcionadas aos petistas, tucanos e afins esquecidos ou mesmo 'protegidos' pelo MP e Judiciário... caça implacável ao Lula etc... Essa, infelizmente, é a realidade hoje do país. Ainda bem que os olhos do mundo estão voltados para cá e não se pautam pela Rede Globo e suas versões tendenciosas e, não raro, criminosas.

*Governicho golpista liderado por Michel Temer (o mais desaprovado da história brasileira) agora foi denunciado na ONU por deixar de investir no combate à fome. Além das maldades que está fazendo contra os trabalhadores (as ditas 'reformas' – anti-reformas, na verdade, que retiram direitos conquistados à duras lutas nos últimos 70 anos), o traíra e sua turma fazem retornar a fome que tinha praticamente sido extinta no país nos treze anos de governos liderados pelo PT, sob a presidência de Lula e Dilma. 

*Ainda: recessão, desemprego em massa, o patrimônio público sendo dilapidado pelos entreguistas lesa pátria... Sem falar na extinção  de Programas importantíssimos como o Ciência Sem Fronteira, Minha Casa Minha Vida, o sucateamento dos IFFs... (aqui no RS, guardadas as proporções o desgoverno Sartori vai na mesma linha).

*O Toma Lá, Dá Cá" do golpista Temer (comprando votos do PP, PSDB, PMDB, DEM, PSB, PTB, PPR, PR, PSD e cia em Brasília para tentar não ser destituído) já está virando filme de "sexo explícito", como bem colocou o Chanceler Celso Amorim. A que ponto chegaram...

*Único antídoto para esse descalabro: fortalecer a resistência organizada dos trabalhadores e do povo nas ruas, no parlamento e nas redes, fazendo o devido contraponto ao PiG (Partido da Imprensa Golpista). A Frente Brasil Popular e a Povo Sem Medo (com suas organizações, partidos e movimentos) são insubstituíveis nesse processo de resistência ao golpe, pelo Fora Temer e por Diretas Já! 

Presidente da AL/RS, deputado Edegar Preto com membros 
da direção do PT de Santiago/RS

*Santiago tem sido prestigiada no último período através das visitas realizadas por uma série de parlamentares ilustres do Partido dos Trabalhadores. Nos últimos dois meses aqui estiveram os Deputados Federais Henrique Fontana. Elvino Bohn Gaas e Paulo Pimenta, e os estaduais Valdeci Oliveira, Nelsinho Metalúrgico e Edegar Pretto (foto), Presidente da Assembleia Legislativa do RS.  Em agosto quem visitará o município e região é o Deputado Federal Marco Maia, ex-Presidente da Câmara dos Deputados (cujo Mandato represento em Santiago e Região, com muita honra!). A agenda será divulgada em breve.

*Erraram - feio - os organizadores do seminário “Voz do Campo”, que será realizado em Gramado no início do próximo mês.  Um ‘seminário’ que tem como painelistas um procurador aecista/tucano da República de Curitiba (Carlos Fernando Lima, da turma do procurador do power point, o fundamentalista Dalagnol) e um fascista saudoso da ditadura, misógino e preconceituoso (Jair Bolsonaro) - e que não se preocuparam em trazer palestrantes do quilate de um Bandeira de Melo, Dalmo Dallari,  Eugênio Aragão ou Tarso Genro, para fazer o devido contraponto - não pode oferecer nada de proveitoso para quem realmente está preocupado com a produção rural (a não ser, é claro, para os latifundiários vinculados à chamada 'bancada da bala'). 

*Uma legítima ‘Voz do Campo’ clamaria na verdade por justiça social, pelo direito dos pequenos agricultores, pelo fim do trabalho escravo, pelo respeito aos indígenas e suas terras, pelo apoio à agricultura familiar, pela alimentação saudável livre de agrotóxicos. Também clamaria pelos direitos dos trabalhadores do campo  (e da cidade, homens e mulheres), especialmente contra a famigerada Reforma da Previdência e, claro,  pela Reforma Agrária. Essa a 'Voz do Campo' que temos que incentivar - e aplaudir.

(Por Júlio Garcia, especial para o Blog ’O Boqueirão Online’)
...
**Na foto: Júlio Garcia, Deputado Edegar Pretto, Rômulo Vargas e Iara Castiel. Créditos: Leandro Molina

Um comentário:

  1. Mas bah! Vou reproduzir no meu Blog.Toda a canalhada fez o golpe sim.Derrubaram a Presidenta honesta pra colocar corrupto, etc...Mas que diabos o PT tá fazendo mesmo pra mudar isto? Sou petista e tu sabes, mas o PT deveria estar indicando outro caminho. O Programa de governo, nacional desenvolvimentista, em defesa não só das Estatais que existem hoje, mas outras, necessárias ao desenvolvimento da nação e do Estado. Dou um exemplo estadual: a EGR , uma Estatal encarregada dos pedágios. Chega de entregar pras empreiteiras privadas. Os Pedágios do Portão e de Sapiranga mostram que é possivel o Estado e as prefeituras gerirem melhor que a iniciativa privada, as estradas do Estado e do País

    ResponderExcluir