quinta-feira, 29 de junho de 2017

GREVE GERAL: saiba quais categorias pretendem aderir à paralisação desta sexta (30/06)

Em Santiago e Região são várias as categorias que irão paralisar neste dia 30/06. Às 15 horas haverá Ato Público na Praça Moisés Viana, seguido de caminhada pelas ruas principais, à exemplo do que ocorreu no dia 28 de Abril. (O Boqueirão Online)




Da Redação*

Diversas entidades de classe divulgaram, até este momento, suas deliberações quanto à greve geral desta sexta-feira (30). Há previsão de adesão de categorias como a dos metroviários, bancários e de trabalhadores em educação e da segurança pública. Conheça, abaixo, a possibilidade de funcionamento de alguns serviços {em Porto Alegre e Região Metropolitana}.

Trensurb

Metroviários decidiram, em assembleia, aderir à greve geral. O objetivo é que o Trensurb não circule por 24 horas, a partir da meia-noite de sexta-feira.

Ônibus

O Sindicato dos Rodoviários emitiu, na terça-feira (27), uma declaração publica dizendo que não estará em ações da greve dia 30, no texto “reitera que não estará à frente capitaneando as paralisações previstas para a greve geral da próxima sexta-feira, em frente às garagens”. Centrais sindicais, entretanto, prometem bloquear a saída dos ônibus das garagens.

Comércio

Há convocação à greve por parte da Federação dos Empregados no Comércio de Bens e Serviços (Fecosul), mas a adesão depende de cada trabalhador.

Escolas

Escolas particulares

O Sinpro/RS deliberou por adesão à paralisação e informa que 67% dos professores consultados se declararam favoráveis à greve. A orientação é de adesão coletiva por local de trabalho, mas, nos casos nos quais não exista essa possibilidade, indica-se que cada professor “se integre a esse ato de protesto não trabalhando e se somando às atividades públicas que estarão sendo realizadas”.

Escolas municipais

O Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) deliberou que os professores municipais vão paralisar, assim como todas as categorias abarcadas pela entidade.
Escolas estaduais

O Cpers deliberou por participação na paralisação e convoca professores estaduais  para mobilização a partir das 10h em frente à Escola de Ensino Médio Presidente Costa e Silva, no bairro Medianeira. Às 14h ocorre, em frente ao Piratini, Ato Estadual da Greve.

Municipários

O Simpa confirma adesão à greve e convoca a categoria para ato em frente a SMA às 9h. Servidores da saúde se concentrarão a partir das 7h em frente ao HPS para Ato Público Em Defesa da Saúde.

Universidades

Os técnico-administrativos em educação da UFRGS, UFCSPA e IFRS decidiram, em assembleia, por adesão à greve geral e participação nos atos do dia 30.
Professores da UFRGS, de acordo com o sindicato da categoria, também aprovaram adesão em assembleia, com 60% dos votos favoráveis.

Bancos

Bancários aprovaram participação em assembleia, com decisão unânime.

Categorias da segurança

Policiais Civis, de acordo com a UGEIRM, se unirão a policiais federais, rodoviários, delegados da PF e servidores da Susepe em adesão à greve. A entidade chama concentração, em frente ao Palácio da Polícia, a partir das 10h, para sair em caminhada.

*Via Sul21
...
**Nota do Blog 'O Boqueirão Online': Em Santiago e Região são várias as categorias que irão paralisar. Às 15 horas haverá Ato Público na Praça Moisés Viana, centro da cidade, seguido de caminhada pelas ruas principais, à exemplo do que ocorreu no dia 28 de Abril.


Nenhum comentário:

Postar um comentário