domingo, 9 de abril de 2017

Unidade da esquerda vence liberais nas eleições no DCE da UnB

Foto: Reprodução / CUT-DF

Grupos progressistas voltam a dirigir entidade e representação dos estudantes da UnB


Após cinco anos nas mãos da direita, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade de Brasília (UnB) passa a ser comandado por uma aliança composta por estudantes de esquerda independentes e participantes de movimentos sociais, que defendem uma educação pública gratuita, universalizada e de qualidade.
Em eleição histórica, que mobilizou mais de 12 mil estudantes, a Chapa 2 “Todas as Vozes” foi eleita com 7.017 votos, 2.202 a mais que a segunda colocada. Para Sarah de Franco, integrante da chapa vitoriosa, essa eleição não servirá apenas para o movimento estudantil. “É o recado que estamos dando aos reacionários e conservadores que estão desmontando a democracia brasileira. Estamos mostrando que as frentes se uniram, o povo acordou e, assim, venceremos todas as formas de retirada de direitos”, garante.
A comemoração foi aos gritos de “Honestino, vou te dizer, essa vitória também é pra você”, após uma noite inteira de apuração que terminou às 8h50 desta sexta (7).
DCE UnB Honestino Guimarães
O Diretório Central dos Estudantes da Universidade de Brasília (DCE Unb) traz o nome de Honestino Guimarães em homenagem ao líder estudantil, estudante de Geologia, que foi presidente da Federação dos Estudantes da Universidade de Brasília (FEUB) e morto pela ditadura militar em 1973.
Uma liderança de luta
Para os eleitos, o DCE servirá para ajudar a classe estudantil a angariar conquistas próprias. “A luta é em defesa da universidade, de uma educação pública e libertária, das causas democráticas e das questões nacionais. É preciso estarmos atentos e fortes, mesmo quando é mais fácil ceder. O conjunto da sociedade precisa estar mobilizado, atuante e não pode ter medo de falar em alto e bom som: FORA TEMER! Nenhum direito a menos!”, completa Sarah.
Além das causas estudantis, a nova direção se posiciona contra as reformas da Previdência e trabalhista, as terceirizações, todas as formas de opressão e em defesa das estatais e dos serviços públicos. “Agora é mobilizar para a construção da Greve Geral no dia 28 de abril”, finaliza a estudante.
Reconhecimento
A Central Única dos Trabalhadores parabeniza a chapa vencedora pela determinação e, principalmente, a unidade na defesa de uma universidade pública que sirva aos interesses da população, aliada aos movimentos sociais e à classe trabalhadora.
*Fonte: http://cut.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário