domingo, 5 de março de 2017

CUT-RS denuncia censura após Justiça ordenar apreensão de jornal contra reforma da Previdência



Da Redação do  Sul21*
O juiz Assis Leandro Machado, da 3ª Vara Cível da Comarca de Santa Cruz do Sul, concedeu ao deputado federal Heitor Schuch (PSB-RS) uma liminar de busca e apreensão do jornal especial da CUT-RS contra a reforma da Previdência (PEC 287/2016). O alvo da ação foi a campanha da entidade que pede para que a população pressione os parlamentares em suas bases a votar contra a proposta do governo federal que tramita no Congresso. Uma das peças traz a imagem do parlamentar sugerindo que ele seria a favor da reforma, o que motivou a ação.
A liminar foi concedida nesta semana e, segundo a CUT-RS, um oficial de justiça esteve na manhã desta quinta-feira (2) na sede da entidade, em Porto Alegre, em busca dos exemplares do jornal, mas as 100 mil cópias já haviam sido distribuídas. A entidade, porém, teve que retirar de seu site e mídias sociais as publicações que faziam referência ao deputado.
O jornal, com quatro páginas, apresenta perguntas e respostas sobre os principais retrocessos da reforma da Previdência e traz as fotos dos deputados e senadores que apoiam o governo Temer no Congresso, com orientações aos trabalhadores. “Acompanhe de perto as manifestações da bancada gaúcha que apoia o governo Temer e exija que votem contra a Reforma da Previdência. Se você entrar na luta, a Reforma não passa. Vamos juntos construir a Greve Geral”, diz o texto.
Para o secretário de Comunicação da CUT-RS, Ademir Wiederkehr, trata-se de uma censura descabida ao trabalho de divulgação da entidade sobre o conteúdo nefasto da reforma da Previdência. “Queremos exercer a liberdade de expressão e o nosso direito de informar sobre os malefícios que essa reforma do governo golpista de Temer quer impor aos trabalhadores, bem como pressionar os parlamentares para que se posicionem e votem contra esse proposta”, afirma.
A assessoria jurídica da CUT-RS diz que vai recorrer para tentar cassar a liminar.
*Com informações da CUT-RS - via Sul21

Nenhum comentário:

Postar um comentário