quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Coluna C&A




Crítica & Autocrítica – nº 111

"A grave crise política que atravessa nosso partido exige respostas concretas no terreno da defesa do PT, essa ferramenta construída pelos trabalhadores que está ameaçada!" (Manifesto do Diálogo e Ação Petista - DAP, que está organizando os 'Diálogo Nacional Itinerante', que nesta sexta-feira, dia 25/11, às 19,30 h ocorre na sede do PT de  Porto Alegre). O tema do Ato/Debate é a "Reconstrução do PT". Aberto à todos os petistas e simpatizantes.  Os companheiros Luiz Eduardo Greenhalg (Advogado  e fundador do PT, ex-Deputado Federal pelo PT/SP ) e Jairo Carneiro (Presidente da Federação Nacional dos Metalúrgicos, filiada à CUT) são dois dos convidados.  

* O companheiro Marcus Sokol, dirigente do DAP e da corrente "O Trabalho", economista e um dos fundadores do PT e da CUT, assim se manifestou no artigo que tem por título "Na crise do PT, não há saída fácil":  Na crise do PT, atacado de todos os lados, inclusive de dentro, não há saída fácil. A militância está questionando, em parte perplexa: a maioria quer antecipar a renovação da direção – que deveria renunciar – quer discutir a crise e corrigir a política. Uma coisa, contudo, é certa: mantido o PED, o processo eleitoral direto, conduzido pela atual direção, não haverá renovação de fundo." - Tenho pleno acordo com as colocações que ele faz.

*Não posso deixar de registrar aqui neste espaço que fiquei surpreso e perplexo com a decisão do prefeito Jairo Jorge de desfiliar-se do PT.  Ele explanou seus motivos   através de uma carta encaminhada ao partido e divulgada na mídia (também postamos aqui no Blog).  Lamento muito sua decisão. Jairo Jorge, além de um grande prefeito, é meu amigo e um qualificado quadro político da esquerda; mas respeito, não poderia ser diferente.

* Postei dias atrás aqui no Blog 'O Boqueirão Online' importante  artigo do companheiro João Paulo Furtado, da tendência petista Articulação de Esquerda (AE) - com quem temos muitas identificações políticas e ótimas relações - com o título:  "Mudar o PT ou mudar do PT, eis a questão". A discussão que o companheiro J.P. Furtado levanta é pertinente. Entendo que o PT foi e continua sendo, enquanto partido político, a melhor alternativa de esquerda para o Brasil. Qual partido político, senão o PT, sobreviveria a estes 10 anos de massacre midiático/jurídico/policial, especialmente nos últimos meses? Pois o PT, apesar dos reveses políticos e eleitorais, sobreviveu - e sobreviverá. Precisamos, sim, reconstruí-lo, democratizá-lo, começando por acabar com o esdrúxulo e equivocado PED. A devida autocrítica é necessária e deve ser feita, mas não podemos também olvidar dos acertos e acúmulos que tivemos, assim como temos que revisar a política de alianças do PT, atualizar seu programa, dentre outras coisas. E ir para a ofensiva. Mais do que nunca está na hora de 'Agir como o PT Agia'!

*O resultado do 2º turno das eleições - também em Canoas - não foi o esperado. Mas ganhar ou perder ... faz parte do jogo. Nem sempre vencem os melhores, as melhores propostas,  ainda mais com esse sistema político/eleitoral viciado que temos - e na esteira do golpe midiático/jurídico/parlamentar que derrubou uma Presidenta legitimamente eleita pelo povo -, onde o poder econômico e midiático interferem decisivamente nos resultados, de certa forma o resultado foi previsível. O saldo destas eleições, no geral, negativo sob o ponto de vista social e democrático, sobretudo para as forças progressistas, para o PT e para a esquerda, demonstram cabalmente - além da unificação da esquerda e dos setores progressistas numa Frente Ampla e Democrática -  também a necessidade imperiosa de uma verdadeira Reforma Política no Brasil, juntamente com a Regulação da Mídia, dentre outras reformas necessários..

*Mas a luta segue. Fazer o devido balanço, os ajustes e correções de rumo ... juntamente com o combate diuturno ao governo ilegítimo e golpista do Fora Temer e cia, é necessário e será feito. Não estamos derrotados, enganam-se os adversários que assim pensam. Muitas vezes se perdem batalhas mas, ao final, se vence a 'guerra'... Navegar - e resistir! - é preciso! Não vamos esmorecer... Outros embates - e outros resultados - virão!

*Então, por óbvio, tendo ganhado as eleições municipais a oposição (PTB/PMDB/PSDB/Rede...), meu compromisso com a Administração Municipal de Canoas encerra-se dia 31/12/2016. Após atuar por mais de um ano na Procuradoria Geral do Município - PGM (convidado pelo então Procurador Geral Paulo Torelly, com a devida chancela do Prefeito Jairo Jorge, aos quais mais uma vez agradeço pela confiança), estou trabalhando desde abril deste ano na  Assessoria Jurídica Especial (AJE) do Gabinete do Prefeito - GP. Uma experiência ímpar e muito gratificante, que faço questão de deixar aqui registrado.

*Pois, agora,  amigos e companheiros tem me perguntado o que vou fazer após encerrar minha participação neste governo. Respondo sem meias palavras: -Estou Servidor Público, com muita honra, mas sou Advogado. Essa é a minha profissão - e à ela vou dar prioridade à partir do próximo ano. Tenho algumas propostas de trabalho que estou avaliando (em Porto Alegre e Região Metropolitana), mas a tendência maior é reativar meu escritório em Santiago (juntamente com meu prezado pai, colega e  sócio Dr. José Nunes Garcia), além de potencializar as parcerias na área do Direito e Consultorias em Canoas, Porto Alegre e Brasília, principalmente. Outras atividades paralelas - como na área midiática - também não estão descartadas. A ver.

*Aliás, eu e a Rosani, minha esposa - também santiaguense, com muito orgulho! -, que é Educadora Especial e Psicopedagoga, já há algum tempo alimentamos a ideia de retornarmos à Santiago, onde mantemos laços muito fortes de amizade, vínculos familiares e profissionais. Uma "volta às origens" no ano vindouro, portanto, não está descartada. Minha mãe e a Laís, nossa filha (também santiaguense!) que este ano está se formando em Psicologia na Unisinos, uma vez confirmado nosso retorno, também deverão nos acompanhar. 

* Agora, uma rápida palavrinha sobre a a onda de retrocessos que - lamentavelmente! -estão ocorrendo (não só no Brasil, mas em vários países do mundo). Começando pelas eleições nos EUA, nas conversas que tenho mantido com alguns amigos e companheiros(as), o espanto ainda é geral com a despolitização do eleitor norte-americano (especialmente dos interioranos - ou 'caipiras', como eles mesmo se intitulam). Claro que Hilary não é nenhuma 'Madre Teresa', tem enormes defeitos - e pecados. Mas elegerem Trump, o boçal... convenhamos!.... E, pior, parece que na França, que terá eleições em breve,  não vai ser muito diferente...

*Aliás, Trump, Temer, Crivela (RJ), Doria (SP) Sartori(RS), Machezan(Poa), Busato (Canoas), Pozzobom (Santa Maria)... que safrinha mais reacionária e obscurantista temos aí. Tempos sombrios e de enormes retrocessos, estes... Mas nada (tão ruim assim!) pode durar muito: mais que nunca, Lutar e Resistir é preciso! 

*Dia mais, dia menos, esses farsantes (todos) serão desmascarados... A juventude e os trabalhadores são a alavanca para o futuro. A História ainda está para ser escrita....

*E por falar de Sartori e Cia, que tragédia tem sido seu desgoverno para os gaúchos! Esteve esses dois anos completamente perdido, paralisado, e agora aparece com um pacotaço privatista e de arrocho de fazer inveja ao golpista Temer. O 'pacote' foi enviado à AL pelo 'gringo' através de seu vice, o empresário neoliberal Cairoli (do PSD, que, aliás,  nesta quinta-feira esteve em Santiago). Ao invés de 'refundar',  querem  mesmo é 'afundar' ainda mais o Estado... Se depender da maioria do povo, que já se deu conta do que está em jogo e está resistindo e lutando, não conseguirão ter êxito em seu sórdido intento.

*Esperamos que a maioria dos Deputados Estaduais  (a começar pelo Deputado Bombeiro Bianchini/PPL, nosso ilustre conterrâneo) escutem o clamor do povo, especialmente dos trabalhadores e dos servidores, e digam um sonoro "NÃO!" à esse 'pacote' entreguista e anti-povo, na verdade um crime de lesa-pátria que Sartori e cia estão tramando, com o apoio militante  da RBS e de alguns grupos empresariais que estão de olho no patrimônio do povo gaúcho. (Por Júlio Garcia, especialmente para o Blog O Boqueirão Online).

Nenhum comentário:

Postar um comentário