quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Coluna C&A - Edição Especial


*Pois o  facebook "lembrou-me" que hoje faz um ano que realizei a postagem abaixo no Blog 'O Boqueirão Online'. Na mesma, abordava então a importância do lançamento da Frente Brasil Popular no RS (evento em que me fiz presente), a conjuntura complexa que já se anunciava no país, assim como informava a decisão por mim tomada de não concorrer à vereança nas Eleições 2016, dos motivos para tal decisão e de que divulgaria mais tarde os nomes dos(as) companheiros(as) que viria a apoiar.

*Pela relevância da mesma, e atendendo solicitações várias, estou repostando à seguir. 

-Boa leitura! (Júlio Garcia)



Crítica & Autocrítica - nº 104

* Nesta terça-feira, 29/09/2015, ocorrerá o lançamento da Frente Brasil Popular . O evento será realizado no Plenarinho (3º andar) da Assembleia Legislativa do RS, em Porto Alegre. 

O que é a FBP? "No último dia 5 de setembro, em Belo Horizonte, 2,5 mil delegados vindos de 21 estados  e do Distrito Federal lançaram uma nova coalizão, agrupando movimentos sociais, sindicatos, partidos políticos e personalidades.

Estavam presentes entidades tradicionais, como a CUT, o MST e a UNE, ao lado de PT e PCdoB, entre outras legendas.

Inúmeras outras organizações se somaram a este evento multicolorido que aglutinou os mais importantes destacamentos da mobilização popular por direitos sociais e civis.

Lideranças oriundas de agremiações centristas, como Roberto Amaral (ex-PSB) e o senador Roberto Requião (PMDB-PR), ajudaram a afirmar o caráter amplo e plural da empreitada.

O nome de batismo da iniciativa: Frente Brasil Popular.

Mas do que se trata, afinal, este projeto desenhado por tantas mãos?

Representa, acima de tudo, uma tentativa da esquerda em responder, da forma mais unitária possível, à ofensiva conservadora em curso.

Não se define, porém, como aliança de apoio ao governo da presidente Dilma Rousseff, ainda que um de seus compromissos centrais seja a defesa da legalidade democrática e do mandato constitucional sacramentado pelas urnas.

O outro pé programático da FBP, associado à salvaguarda da democracia, é o combate à política econômica adotada pelo governo depois da reeleição, centralizada pelo chamado ajuste fiscal.

A Frente, portanto, luta simultaneamente contra o golpismo, representado pelo setores mais conservadores, e o sequestro da agenda governamental pelos interesses do capital financeiro.

A dupla batalha constitui, aliás, o elemento mais esquizofrênico da situação política. Retrata, no entanto, a realidade pós-eleitoral, forjada pela opção presidencial por soluções opostas ao consenso progressista que levou ao quarto triunfo petista.

A bandeira da democracia, assim, é essencial para resistir às tentativas de desestabilização e derrubada da presidente, impulsionadas por forças que desejam recuperar a direção do Estado para o bloco oligárquico-rentista.

O golpismo não resume, contudo, os perigos que ameaçam o processo de mudanças iniciado em 2003.

Também o transformismo do governo, submetido a programa e composição ministerial derivados de concessões profundas ao conservadorismo, coloca em alto risco as conquistas pós-Lula e o futuro de uma alternativa sob a batuta da classe trabalhadora.

A FBP, ao se propor a soldar coalizão pela democracia com mudança da política econômica, busca igualmente alterar a função caudatária que foi reservada aos movimentos sociais e mesmo aos partidos de esquerda em boa parte do período posterior à vitória de 2002." (...) Extrato do artigo de Breno Altmann, no site Opera Mundi - http://www.brasil247.com/

(...)

***

* Eleições 2016Alguns companheirxs e amigxs têm me indagado se serei - ou  não - candidato nas próximas eleições municipais (em Canoas ou em Santiago, caso realize a transferência  do meu domicílio eleitoral). Minha resposta 'peremptória': não serei candidato!

* Aliás, depois da minha última experiência como candidato a deputado estadual pelo PT/RS (onde enfrentei uma campanha difícil, principalmente devido ao fato de que disputei a mesma com parcos recursos financeiros - e praticamente sem apoio partidário onde seriam 'minhas bases eleitorais mais fortes', pelo menos teoricamente!), resolvi que agora seria prudente ficar mais na 'retaguarda'. Tenho condições - e disposição - de contribuir de outras maneiras com nosso projeto. Firmei convicção de que, sem uma verdadeira Reforma Política (que se dará somente através da convocação de uma Assembleia Constituinte Exclusiva e Soberana, que implemente de vez a proibição do financiamento empresarial das campanhas, e que contemple o financiamento público e o voto em lista), uma candidatura do campo popular e socialista, por mais qualificada que seja - mas amparada unicamente em propostas claras, ousadas e não demagógicas, defendida por alguns poucos abnegados companheiros(as) e amigos(as)-, tem muito poucas chances de prosperar. 

* Eu, creio, já dei minha 'contribuição' - também - nessa seara, e mais de uma vez; agora, é hora de deixar essa honrosa tarefa para outros(as) companheiros(as), sei que temos muitos quadros preparados para bem nos representar. 

* Então, no momento devido, externarei aqui neste espaço - em primeira mão - os nomes que apoiarei para as eleições à prefeitura e vereança (especialmente em Santiago, Canoas e Porto Alegre). A luta segue!

(Por Júlio Garcia, especial para o Blog 'O Boqueirão Online')
...

*Nota do EditorEntão, cumprindo o prometido, já divulguei os nomes dos(as) candidatos(as) que estou apoiando nestas eleições nesses três municípios, mas não custa repetir aqui: Em Porto Alegre - Raul 13 Prefeito e Vereador Adeli Sell 13601- Movimento Porto Alegre Legal ; em Santiago Antonio Carlos Rosa Bueno13 Prefeito - vereador Sergio Marion 13607, mas dando uma força também para os comp. Sergio Tusi 13013 e Luciano Garcia 13111; em Canoas vou de Beth 10 Prefeita e para vereadora Maria Eunice 13513.

#Resistir & Avançar! #Vote PT! #ForaTemer!

***

*Veja também: "Em Canoas/RS agora é #Beth10 e #MariaEunice13513"

Nenhum comentário:

Postar um comentário