sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Novo secretário de Segurança Pública do RS não tem credibilidade para o cargo


Mainardi, Nelsinho, Villa e Tarcísio - Vanessa Vargas
Deputados Mainardi, Nelsinho, Villa e Tarcísio (PT/RS)
Vanessa Vargas

Porto Alegre/RS- A bancada do PT na Assembleia Legislativa desaprovou a nomeação de Cezar Schirmer (PMDB), que deixou o cargo prefeito de Santa Maria, para assumir o cargo de secretário de Segurança Pública do Estado. O novo secretário foi anunciado na última sexta-feira (2), pelo governo José Ivo Sartori (PMDB). Nesta terça-feira (6) parlamentares do PT subiram à tribuna, durante sessão na Assembleia Legislativa, para repudiar a indicação de Schirmer. Um deles, o deputado Adão Villaverde (PT) chegou a dizer que todo o estado questiona como o governador foi nomear para secretário de Segurança um pessoa “leniente” na tragédia da boate Kiss, em Santa Maria. “É uma falta de tato e de visão do governo”, completou.
O líder da bancada petista, Luiz Fernando Mainardi disse que Cesar Schirmer deveria ser a última pessoa a ser convocada para esta tarefa. “Na Secretaria de Segurança, deveríamos ter o melhor secretário de estado.” Mainardi lembrou que, ao final dos primeiros dois anos do governo Sartori, “observamos que o governador ainda não tem um programa ou plano para Segurança Pública para o Rio Grande do Sul”. Ele acrescentou que, enquanto troca-se de secretário, pessoas ainda são brutalmente assassinadas, dia após dia.
Para Mainardi, “Sartori começou muito mal a administrar o governo, cortando gastos com combustível para viaturas da Segurança, cancelando nomeações de policiais civis e militares e, posteriormente, atrasando salários, uma clara demonstração de que não iria priorizar a Segurança Pública”. Hoje, de acordo com Mainardi, existem municípios sem policiais. “Não encontramos brigadianos nas ruas. Em Dilermano de Aguiar, por exemplo, não há um brigadiano. Antes haviam oito.”
Outro problema nesta má gestão apontado pelo líder petista é que o Governo Sartori não deu continuidade a encaminhamentos feitos durante o governo Tarso Genro. Citou as tratativas entre o governo Tarso e a Prefeitura de Bento Gonçalves, que definiu pela construção de um novo presídio, “mas não foi dado segmento por Sartori”.
Força Nacional
O presidente da Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa, deputado Nelsinho Metalúrgico (PT) foi outro parlamentar a usar a tribuna para criticar a nomeação de Schirmer. O parlamentar lembrou as primeiras declarações de Schirmer ao assumir a função. “A primeira foi a de que não tem nenhuma experiência em Segurança Pública; e a segunda é a de que os bandidos estão soltos porque não tem presídios. Pobre povo gaúcho”, lamentou Nelsinho, para quem a indicação de Schirmer é “emblemática para a função, pois é um secretário que vem de Santa Maria, onde ocorreu a maior tragédia na história recente do RS”.
Nelsinho comentou sobre a presença da Força Nacional de Segurança no Rio Grande do Sul. Disse que na cidade de Porto Alegre e na periferia não existe a presença da Força Nacional. Villaverde acredita que, quando a força Nacional Nacional for embora do RS, “é óbvio que a situação vai voltar ao que era antes, ou seja, caos, pois não existe um plano estratégico de Segurança Pública por parte do Governo Sartori para o estado”.
Protesto
Na praça Saldanha Marinho, em Santa Maria, há um protesto desde a semana passada, contra a nomeação de Schirmer na Secretaria de Segurança Pública do Estado. “Schirmer tem seu nome questionado de A a Z, em todo o Rio Grande do Sul. A área mais delicada no Rio Grande do Sul não poderia ter a frente um secretário sem credibilidade e que está sendo investigado numa CPI na Câmara de Vereadores de Santa Maria”, afirmou Villaverde.
Texto: Roger da Rosa (MTE 6956) - via http://www.ptsul.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário