segunda-feira, 1 de agosto de 2016

O PT e as ELEIÇÕES MUNICIPAIS: Qual é a Política de Alianças, mesmo?!



*Notícias que chegam ao Blog - acompanhadas de preocupações (legítimas) emanadas por vários militantes petistas - dão conta de que, em alguns municípios,  a orientação sobre a formatação das coligações para as eleições municipais deste ano (proferidas pelas direções nacional e estadual do PT) não estariam sendo cumpridas. Causa preocupação, na região, especialmente as situações vivenciadas em Jaguari, Capão do Cipó e Unistalda. 
*Se isso for fato, não estão descartadas intervenções da direção estadual nos diretórios que assim procederem, desautorizando as alianças - especialmente com o PP e PMDB, onde tiverem ocorrido. Exceção somente onde os candidatos e lideranças desses partidos se manifestaram pública e claramente condenando o golpe em curso no país e em solidariedade ao regresso da Presidenta Dilma, legitimamente eleita para presidir o Brasil até o final do seu mandato (2018).
*A propósito, vide abaixo  (resumo) a Resolução da Direção do PT/RS sobre as alianças para as eleições deste ano:
"(...) As forças golpistas, provisoriamente vitoriosas, expressam coalizão antipopular e reacionária. Forjada no atropelo à soberania das urnas, aglutina-se ao redor de um programa para restauração conservadora, marcado por ataques às conquistas dos trabalhadores, cortes nos programas sociais, privatização da Petrobras, achatamento dos salários, entrega das riquezas nacionais, retrocessos nos direitos civis e repressão aos movimentos sociais. O programa neoliberal difundido pela cúpula do PMDB, “Uma Ponte para o Futuro”, estampa com nitidez várias destas propostas.
Tendo clareza deste cenário, a política que deve nortear as composições nas eleições municipais tem que estar em consonância com o enfrentamento e denúncia do golpe, bandeira de todos os lutadores sociais e defensores da democracia. O PT/RS entende que a denúncia do golpe e a defesa da democracia balizarão o processo eleitoral.
Portanto, a Executiva Estadual (*...) resolve e orienta aos diretórios municipais, que alianças com aqueles que apoiaram o golpe não serão homologadas por esta direção.
As alianças municipais devem ser construídas sobre bases programáticas, abrangendo partidos que compõem a Frente Brasil Popular e Frente Povo Sem Medo e também setores e personalidade que se posicionaram em defesa da democracia e contra o impeachment.
Golpistas não serão aliados do PT!
Porto Alegre, 2 de maio de 2016.


Comissão Executiva Estadual – PT/RS"

*Resolução aprovada também pelo Diretório Estadual do PT reunido em 21/05/2016.

-Resolução Nacional do PT: CLIQUE AQUI

** Por Júlio Garcia - com o http://portal.ptrs.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário