domingo, 29 de novembro de 2015

Jornal Brasil Popular: exemplo à ser seguido



Será lançado no próximo dia 04 de dezembro, em Brasília/DF, o Jornal Brasil Popular, uma alternativa popular e progressista que busca fazer o contraponto pela esquerda  à mídia hegemônica conservadora e reacionária: "Cidadãos e cidadãs progressistas, inquietos com a falta de um jornal que se diferencie da ditadura midiática brasileira, reuniram-se para propor a criação de um jornal popular impresso para defender os valores democráticos de uma sociedade mais igualitária, valores estes hostilizados pela grande mídia, que desde as eleições de outubro de 2014, de forma mais sistemática, abre mais espaço para políticos e personagens conservadores atacarem e ameaçarem a democracia. Raros são os veículos de alcance popular que se contrapõem ao dilúvio de mentiras diariamente lançadas à sociedade. Nosso jornal nasce para combater as iniquidades, defender justiça social e propagar solidariedade. Nasce modesto e com grande chance de êxito, pois abraça uma grande causa e, na história do Brasil, sempre que uma grande causa esteve ameaçada, surgiram jornais porta-vozes em sua defesa, como nas lutas pela abolição da escravidão e pelo fim da ditadura militar."

Sem dúvida, uma iniciativa oportuna e necessária que deve ser saudada e seguida  nos demais estados, como no RS, e nos municípios, como em Santiago e Região. Aliás, já está passando da hora... O Blog 'O Boqueirão Online' já lançou proposta semelhante e busca parceria  para levar adiante empreendimento similar.

À seguir, os propósitos  que animam o novo projeto jornalístico:

"Cidadãos e cidadãs progressistas, inquietos com a falta de um jornal que se diferencie da ditadura midiática brasileira, reuniram-se para propor a criação de um jornal popular impresso para defender os valores democráticos de uma sociedade mais igualitária, valores estes hostilizados pela grande mídia, que desde as eleições de outubro de 2014, de forma mais sistemática, abre mais espaço para políticos e personagens conservadores atacarem e ameaçarem a democracia.

Raro são os veículos de alcance popular que se contrapõem ao dilúvio de mentiras diariamente lançadas à sociedade. Nosso jornal nasce para combater as iniquidades, defender justiça social e propagar solidariedade. Nasce modesto e com grande chance de êxito, pois abraça uma grande causa e, na história do Brasil, sempre que uma grande causa esteve ameaçada, surgiram jornais porta-vozes em sua defesa, como nas lutas pela abolição da escravidão e pelo fim da ditadura militar.

Em tempos de comunicação virtual, optamos por reforçar a importância do jornal impresso, visando proporcionar, especialmente ao cidadão de pouco acesso à informação, uma visão crítica do que sai publicado na grande mídia. Mas também manteremos nosso espaço na internet para levar a proposta do Jornal Brasil Popular ao alcance de todos que têm acesso à rede mundial de computadores.

No momento em que se vivencia o desmonte de veículos de informação impressos tradicionais, cresce no mundo o mercado e a importância de jornais populares de distribuição gratuita, como os dos partidos de esquerda Syrisa, na Grécia, e Podemos, na Espanha.

Essa demanda e essa aspiração explicam o surgimento do Jornal Brasil Popular para defender as causas democráticas, os direitos dos trabalhadores e as políticas de distribuição de renda que farão do Brasil um país mais próspero e mais justo."
...

Princípios editoriais do JBP:

1. Comprometer-se com questões sociais na luta consciente contra a concentração do poder econômico e político.
2. Afirmar a liberdade de expressão, assumindo posicionamento editorial humanista, solidário a trabalhadores, minorias e oprimidos.
3. Divulgar conteúdo jornalístico que contribua para que o leitor compreenda melhor a realidade e adquira consciência crítica da prática manipuladora da informação veiculada pela grande mídia impressa, eletrônica e digital.
4. Defender a informação veraz. Não usar imagens e textos sensacionalistas
5. Defender soluções pacíficas em contendas internacionais, assim como a integração  latino-americana, com base na justiça social.
6. Assegurar o tratamento respeitoso a todos os cidadãos, sem dar espaço a preconceitos de qualquer ordem ou discriminação em função de condição social, cor, raça, credo, nacionalidade ou orientação sexual.
7. Cumprir o Código de Ética dos Jornalistas, garantindo os preceitos da correta informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário