sexta-feira, 31 de outubro de 2014

#Crítica & Autocrítica - nº 102




*Constituinte, Plebiscito, Reforma Política e Mobilização para fazer as mudanças, derrotar a direita e sua mídia golpista: importantes considerações do companheiro  Ricardo Gebrim, postadas originalmente no site Plebiscito Constituinte, que a seguir socializamos com @s prezad@s leitor@s: 

"Num gesto de extrema coerência com seus compromissos de campanha a Presidenta Dilma, em sua primeira fala após o resultado das eleições, prioriza a Reforma Política, defende o Plebiscito e conclama para a mobilização popular. Sem mudar o sistema político estaremos aprisionados nas possibilidades de realizar as mudanças necessárias e com isso, a direita seguirá se fortalecendo.

Com a nova composição do Congresso Nacional, a mais conservadora desde a ditadura, uma mera reforma da legislação eleitoral corre o risco de aprovar medidas ainda mais reacionárias, como o voto distrital e a consolidação do financiamento empresarial.

A Reforma Política que precisamos é a que muda o Sistema Político. A luta tem quer ser por uma Constituinte Exclusiva e Soberana, como proposto pela Presidenta Dilma em junho de 2013.

Isso exige muita luta. Não conquistaremos um Plebiscito Oficial que consulte o povo sobre a convocação da Constituinte sem muita mobilização. A grande mídia já começou a atacar a proposta da Presidenta Dilma.

É o momento de retomar os Comitês Populares que construímos ao longo do Plebiscito Popular. De dar uma devolução a todos que votaram em nossa campanha. É o momento de apontar que a luta exige um Plebiscito Oficial sobre a Constituinte. De exigir que o Congresso Nacional aprove o Plebiscito Oficial.

Derrotamos a direita nas eleições. Mas, sabemos que o desafio será muito maior agora. Estamos todos felizes e exaustos com uma aguerrida campanha em que a militância mostrou sua força. Porem, não é hora de descansar ainda. Muita luta nos espera." (RG)
***
*Encerradas estas eleições, 'reorganizo' minha vida e retomo meu trabalho de advogado e consultor (mas sem abdicar - jamais! -  da luta pelas Mudanças, na defesa do Governo Dilma e da Constituinte pela Reforma Política). Também estou avaliando importantes convites recebidos para colaborar em outras esferas, semana que vem informarei aos prezad@s leitor@s e companheir@s sobre a decisão que, amadurecida,  deverei tomar.
...
*Prezad@s: procurei, ao longo desta difícil campanha, dar o melhor de mim, em que pese as dificuldades enfrentadas, quer seja como candidato a deputado estadual, quer seja militando, contribuindo no debate e procurando ajudar (também nas redes sociais) na boa informação do povo do que estava em jogo - tanto à nível de estado quanto de país. Tivemos alguns revezes, como a votação aquém do esperado (avaliação inicial AQUI), assim como a não eleição do companheiro Olívio para o senado, além  da não reeleição de Tarso para o governo estadual (uma grande perda que o povo do RS, mais cedo, menos cedo, irá sentir e lastimar o equívoco cometido. Faz parte do jogo democrático, temos que respeitar o resultado). 
...
*Mas tivemos nacionalmente  uma grande e estratégica vitória com a reeleição da companheira Dilma, infringindo uma dura derrota nas forças da direita obscurantista, egoísta e reacionária que queria, de todas as formas, impedir a continuidade do projeto popular, solidário, inclusivo e democrático em curso no país nestes 12 anos. A grande vitória nacional comemorada na noite do último domingo, dia 26, nos fez 'lavar a alma' e esquecer todos os outros reveses. A luta segue!
...
*Agora, como bem colocou no post acima o comp. Ricardo, temos que mobilizar o povo para defender nosso Governo, Avançar nas Mudanças e ampliar a luta pela Constituinte da Reforma Política e pela Regulação e Democratização da Mídia. Nenhum paço atrás! É pra frente que se anda! (por Júlio Garcia, especial para o Blog 'O Boqueirão Online').

Nenhum comentário:

Postar um comentário