sexta-feira, 31 de agosto de 2012

J. ROCHA APRESENTA SUAS PROPOSTAS



O companheiro J. Rocha - José Maria da Rocha (foto), Subtenente do Exército Brasileiro, militante experiente, abnegado,     Administrador de Empresas e Acadêmico de Direito (URI), é candidato a vereador pelo Partido dos Trabalhadores de Santiago nestas eleições (com o nº 13.222). 
Ele  está  apresentando para a comunidade  - e com ela discutindo -  uma interessante plataforma de Projetos que visam propiciar uma intervenção mais direta da Cidadania e contribuir para mudar significativamente a realidade local.
Clique Aqui para conhecê-los.  

No julgamento do mensalão, STF decide que, se tem rabo, orelha e pé de porco, é porco. Mesmo que seja feijoada

A pressão da mídia corporativa sobre o Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento do chamado mensalão do PT é tão intensa, que vários ministros estão com um torcicolo de girafa, de tanto virar a cabeça em busca de uma solução que satisfaça a sede de sangue petista da mídia.

Até o início do julgamento, eram necessárias provas concretas e obtidas de maneira legal para que um réu fosse condenado. Ou então, valeria a máxima, "na dúvida, pró réu".

Agora não. Um dos ministros (Fux?), chegou a dizer nas entrelinhas (porque eles falam por uma linguagem compreensivelmente incompreensível) que o réu não provou sua inocência, invertendo o ônus da prova consagrado na Constituição.

Em sua despedida do STF, o ministro Cezar Peluso definiu assim o processo [destaques meus]:
- Se está provado nos autos um determinado fato, que deve levar a convicção da existência de outro fato, não é preciso indagar se a acusação fez ou não a comprovação do fato. Se esse fato está provado, a acusação não precisa fazer prova da existência de comportamento ilícito. O fato provado é o indício. Isso é importante por que no sistema processual, a eficácia dos indícios é a mesma das provas diretas e históricas representativas. Não existe nenhuma hierarquia entre as provas.
Ou seja, se tem rabo de porco, orelha de porco, pé de porco, barriga de porco, lombo de porco, costela de porco, é porco. Mesmo que seja feijoada.

Entre as dúvidas que ficam, uma se destaca: A mesma interpretação será usada no mensalão tucano de Minas,  que aconteceu sete anos antes e ainda nem entrou na fila de julgamento? Que foi desmembrado, quando esse não foi?

Ou, sem a pressão da mídia, as excelências excelentíssimas do STF dirão que pé, orelha, rabo de porco não bastam para provar que algo seja porco ou feijoada:

- É lixo, lixo, lixo -  como afirmou o principal acusado na Privataria Tiucana, José Serra.
 
*Via Blog do Mello  http://blogdomello.blogspot.com.br/

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Deputado Ferreira esteve com Lula




*O Deputado Federal  Paulo Ferreira (PT/RS)  recentemente  esteve presente ao encontro do ex-presidente Lula com os candidatos do PT a prefeituras com mais de 150 mil eleitores, realizado em São Paulo.  

Na oportunidade,  Ferreira entregou ao ex-presidente um Risque Rabisque, lembrança desenvolvida pelos funcionários da Câmara para todos os deputados federais constituintes. (com o sítio do Dep. Paulo Ferreira)

'E o povo assiste'... Será mesmo?!




-Pescado do Sátiro    http://satiro-hupper.blogspot.com.br/

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Datafolha: Rejeição a José Serra salta para 43%


São Paulo - SP - A primeira pesquisa Vox Populi sobre a eleição municipal em São Paulo, que será divulgada esta noite pela Band, dá vantagem ao candidato do PRB, Celso Russomano.
Num dos cenários, ele aparece com 31%, contra 22% de José Serra e 14% de Fernando Haddad.
Por ser a primeira da série, não é possível estabelecer relação com dados anteriores, mas os números confirmam tendências registradas nas pesquisas diárias feitas pelas próprias campanhas: Russomano e Haddad sobem, Serra cai.
Uma pesquisa interna do PT mostra que Haddad está crescendo um ponto por dia de campanha.
Outra, sobre o programa eleitoral, mostra que aquele em que Haddad contou a história da família foi muito bem avaliada pelos telespectadores.
Na pesquisa Datafolha divulgada pelo SPTV,  José Serra caiu de 27% para 22%. Celso Russomano manteve os 31% e Haddad saltou de 8% para 14%.
A mesma pesquisa mostra que a rejeição do candidato tucano saltou de 38% para 43%.
-por Luiz Carlos Azenha, do  blog Vi o Mundo

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Ato em antigo quartel do Exército, em Porto Alegre/RS, cobra punição a torturadores da ditadura



Centenas de pessoas gritaram palavras de ordem para lembrar ex-presos que foram assassinados no local | Foto: Ramiro Furquim/Sul21


Por Samir Oliveira*
Sul21- Centenas de militantes do Comitê Popular Memória, Verdade e Justiça do Rio Grande do Sul realizaram nesta terça-feira (28) um ato político de identificação da praça Raul Pilla, em Porto Alegre, como um local de tortura durante a ditadura (1964-1985). Naquela época, o espaço na esquina da rua Duque de Caxias com a avenida João Pessoa era a sede da 6ª Companhia de Polícia do Exército, quartel onde servia o capitão Carlos Lamarca – que desertou em 1969 para aderir à luta armada contra o regime.
Os manifestantes aproveitaram a data de 28 de agosto para lembrar os 33 anos da promulgação da Lei da Anistia pelo general João Figueiredo e pedir a revisão da norma para que os agentes do Estado que praticaram crimes de lesa-humanidade possam ser punidos. “Reafirmamos a luta por uma memória aberta, para a qual a verdade e a Justiça sejam condições indissociáveis para desvendar os crimes que sepultaram a memória nacional”, diz o manifesto distribuído pelo grupo.
Amadeu Ferreira, hoje com 77 anos, participou do grupo que lutou na Guerrilha do Caparaó, em 1966 | Foto: Ramiro Furquim/Sul21
O ato contou com a presença de dezenas de ex-presos políticos, muitos dos quais foram detidos no quartel que funcionava na praça Raul Pilla. Amadeu Ferreira, que comandou um grupo de sargentos rebelados contra a ditadura e participou da guerrilha na Serra do Caparaó, em 1966, fez questão de nomear os oficiais que torturaram e assassinaram Manoel Raimundo Soares no quartel da 6ª PE. “Alguns deles ainda devem estar vivos, se escondendo. Estive preso aqui por alguns dias e fui colocado numa cela imunda chamada de Boi Negro”, contou.
O corpo do sargento Raimundo Soares foi encontrado boiando no Rio Jacuí no dia 24 de agosto de 1966, com sinais evidentes de tortura. O caso ficou conhecido como “Mãos Amarradas” e motivou a abertura de uma CPI na Assembleia Legislativa.
Cartazes com a foto de Carlos Lamarca foram distribuídos para a população | Foto: Ramiro Furquim/Sul21
Assim como ele, também foi detido no quartel da 6ª PE o coronel da Aeronáutica Alfredo Ribeiro Daudt, que, em 1961, liderou um grupo de suboficiais na base aérea de Canoas que se negaram a cumprir a ordem de bombardear o Palácio Piratini, em função da resistência do então governador Leonel Brizola no episódio que ficou conhecido como a “Campanha da Legalidade”. Após o golpe de 1964, Lamarca, que servia no local, ajudou Daudt a fugir.
O ato contou com a presença de lideranças políticas, como o ex-governador gaúcho Olívio Dutra (PT), o procurador-geral do Estado, Carlos Henrique Kaipper (PT), e os deputados estaduais Raul Carrion (PCdoB) e Nelsinho Metalúrgico (PT).
Olívio Dutra disse que as estruturas do Estado ainda não se tornaram completamente públicas | Foto: Ramiro Furquim/Sul21
Aclamado pelos militantes, Olívio disse que é preciso “resgatar não só a memória e a verdade, mas a Justiça e a punição daqueles que praticaram arbitrariedades”. O ex-governador lamentou que as estruturas de Estado no Brasil ainda não se libertaram totalmente da influência de grupos que atuavam durante a ditadura. “O Estado ainda não está sob controle público”, criticou.
O Comitê Popular Memória, Verdade e Justiça do Rio Grande do Sul foi criado em julho deste ano e é composto por dezenas de entidades sociais e sindicais, além de militantes partidários. O ato desta terça-feira (28) em Porto Alegre ocorreu de forma simultânea com o de Três Passos, onde um grupo realizou um escracho silencioso em frente ao Hospital de Caridade, que abrigava um centro de prisões e torturas na década de 1970. As manifestações também contaram com a participação do Levante Popular da Juventude.
*Via Sul21 - www.http://sul21.com.br/

'Cuba sem bloqueio' - o livro



Saiu o livro “Cuba Sem Bloqueio: a revolução cubana e seu futuro, sem as manipulações da mídia dominante”, de Hideyo Saito e Antonio Gabriel Haddad, editado pela Radical Livros. 

Como seu título anuncia, o livro apresenta uma visão de Cuba bastante diferente da que aparece nos meios de comunicação dominantes, que exageram supostos aspectos negativos e omitem os positivos.

Exemplos: um ato do grupo oposicionista Damas de Branco, que reuniu dez pessoas (dez!) em Havana, apareceu na capa de O Estado de S. Paulo; a revista Veja entrevistou o pedagogo estadunidense Martin Carnoy, que veio ao Brasil lançar o livro “A vantagem acadêmica de Cuba: por que seus alunos vão melhor na escola”, mas não citou o ensino cubano; a imprensa brasileira noticiou os resultados das duas pesquisas comparativas sobre o ensino na América Latina coordenadas pela Unesco em 1997 e em 2007, mas omitiu a informação de que os estudantes cubanos haviam ficado em primeiro lugar em ambas.

Para furar esse bloqueio informativo, os autores consultaram livros, estudos acadêmicos e publicações de instituições cubanas e multilaterais (como o Banco Mundial e a ONU) e de think tanks como o Conselho de Relações Exteriores dos Estados Unidos, além de periódicos, fontes de internet e outras.

Eles descrevem um processo de construção social que procura enfrentar seus problemas, encarados como consequência de erros e de dificuldades de toda ordem, mas também de agressões e de obstáculos criados pelas potências dominantes. E revelam a atual mobilização popular no país pelo aperfeiçoamento do socialismo cubano.

Segundo os autores, Cuba não é um paraíso terrestre. Mas eles perguntam: quantos países capitalistas exibem uma sociedade razoavelmente harmônica, sem miséria, sem fome, sem analfabetismo, sem violência social e sem crianças abandonadas como a cubana? Então por que esse rancor da mídia dominante?

Uma possível resposta está na assertiva de Noam Chomsky: “O que é intolerável para essa mídia são os êxitos cubanos, que podem servir de exemplo para outros povos de países subdesenvolvidos”.
 
-Pescado do 'Diário Gauche'  - http://diariogauche.blogspot.com.br/                       (PR)

domingo, 26 de agosto de 2012

Para refletir...




Dentro dos autos, fora da peça acusatória

Por Sergio Saraiva*

O que está cada vez mais claro é que o ministro Joaquim Barbosa está julgando dentro dos autos, mas fora da peça acusatória apresentada pela PGR.

Joaquim Barbosa age como o promotor que sempre foi, e pelo visto, não deixou de ser após tornar-se ministro do Supremo. Se a peça acusatória é fraca o promotor Joaquim Barbosa cria outra melhor para apresentar ao ministro Joaquim Barbosa.

Um juiz deveria manter equidistância entre as partes, acusação e defesa, mas aparerentemente o ministro Joaquim Barbosa não tem conseguido isso. Logo, os réus estão tendo de enfrentar dois promotores, sendo que um deles também é o juiz

*Via http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif

TARSO DÁ SHOW DE SIMPATIA NA EXPOINTER



Do Blog do amigo Ruy Gessinger:

"Ontem a TV Pampa transmitiu duas horas ao vivo desde a Expointer. Um dos convidados foi o nosso Governador, que transita muito simpático, cumprimenta a todos.

Demonstrou que está otimista com o andamento de sua administração.

Tratou-me com muito carinho, evocando nossa amizade que vem de anos. 
Hoje a TV Pampa volta ao vivo da Expointer das 11 às 12 e das 13 às 14."

sábado, 25 de agosto de 2012

SANTIAGO/RS: 'COM A UNIDADE POPULAR - É PRA VENCER!'





Extratos do Editorial do Blog 'O Boqueirão', datado de 6 de julho, início da presente campanha eleitoral: 

"Dizíamos no Editorial postado em julho de 2007 (ainda no nosso antigo formato e endereço oboqueirao.zip.net : " 'O Boqueirão' não é do PT, assim como não é um blog político partidário. Mas é  'político' no sentido amplo e universal do termo; está e estará À SERVIÇO DAS BOAS CAUSAS, DAS BOAS LUTAS, NA LUTA POR UMA SOCIEDADE MELHOR, POR UM MUNDO MAIS HUMANO E IGUALITÁRIO. Divulgando as coisas boas, a cultura, as propostas construtivas.Denunciando as injustiças e os desmandos de quem quer que seja. Como colocamos em nosso Editorial, por ocasião do lançamento do blog, somos INDEPENDENTES, em que pese alguns de nossos atuais e futuros editores/colaboradores serem filiados ao PT ou a outros partidos de esquerda, ou mesmo independentes.” (...)

-Portanto, com muito orgulho e convicção, como colocamos acima, TEMOS LADO, SIM!  Nosso lado, em Santiago, NESTAS ELEIÇÕES, é junto à UNIDADE POPULAR (PT/PPL/PDT, com o apoio do PSD), que apresentou como candidato a prefeito o respeitável nome do companheiro ANTÔNIO BUENO, tendo como vice o companheiro João Silveira, e uma qualificada lista de candidatos à vereança.  Vamos manifestar democraticamente, na campanha que ora inicia, nossas opiniões e preferências políticas em relação às candidaturas que se apresentam para disputarem as eleições, tanto para o Executivo quanto para o Legislativo. Claro, respeitando sempre a legislação vigente (sobre a Net, vide post abaixo) e as regras inerentes ao Estado Democrático de Direito em que vivemos em nosso país." (...)

-CLIQUE AQUI para escutar o jingle da campanha da UP.
...

-Dito isso, informamos ainda que 'O Boqueirão'  está à disposição da chapa majoritária e de tod@s @s candidat@s à vereança pelo PT e pela UNIDADE POPULAR por SANTIAGO que desejarem divulgar seus folders, eventos da campanha  e agendas. Gratuitamente, é claro, como preconiza a legislação eleitoral  - e a ética do Blog.

 Júlio Garcia 
(P/Editores do blog OB)
...
*Contatos pelo e-mail:  juliocsgarcia@bol.com.br

(Postado originalmente em 28/07/2012)

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Entendeu?!



*Charge do Kayser

 (Ministro Barbosa explicando seu voto no  julgamento do suposto 'mensalão', no STF).

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

STF: Voto de Lewandovski expõe falta de discernimento de Barbosa



Por Luis Nassif*

O revisor Ministro Ricardo Lewandovski considerou haver sinais abundantes de que a empresa IFT, de Luiz Costa Pinto, prestou serviços à Câmara. Os advogados de defesa já haviam relatado inúmeros depoimentos de funcionários da Câmara atestando a entrega do trabalho.

Em seu voto, Joaquim Barbosa endossou as acusações da Procuradoria Geral da República (PGR), de que o contrato era fantasma e que Costa Pinto prestaria apenas trabalhos pessoais ao então presidente da Câmara João Paulo, motivo para indiciá-lo por peculato.

Houve uma primeira investigação que apurou não terem sido entregues boletins reservados mensais. Com base nisso, em uma análise superficial a primeira investigação da Polícia Federal considerou que o contrato era falho.

1. Posteriormente, o Tribunal de Contas aprofundou as investigações e constatou que:

2. Não constava do contrato da Câmara com a IFT a feitura dos boletins.

3. Mesmo que constasse do contrato, sua ausência não caracterizaria burla devido à abrangência muito maior do contrato, que foi entregue na sua totalidade.

Lewandovski registrou a robusta prova testemunhal, de que a empresa efetivamente prestou serviços à Câmara, com elogios fartos de diversos setores da Câmara. E o fato do TCU, por unanimidade, ter considerado legal o contrato e sua execução.

Tudo isso foi ignorado por Joaquim Barbosa. Sua intenção jamais foi a de se comportar como juiz, mas como um auxiliar da acusação, um inquisidor pequeno, incapaz de separar o joio do trigo. Joaquim Barbosa não teve o menor interesse em separar as acusações objetivas das meras suspeitas, como se na ponta houvesse apenas inimigos a serem exterminados.

Duro nas suas sentenças, quando identifica sinais de culpa, Lewandovski  demonstra discernimento e preocupação em separar o joio do trigo. Até agora, sua palavra mostra credibilidade quando absolve e também quando condena. Ao contrário de Joaquim Barbosa, que não mostra credibilidade nem quando tem razão.

Como ensinou Lewandovski ao final, o juiz é o "perito dos peritos", o único a avaliar todos os elementos, não podendo fiar-se em um laudo único, sem considerar as demais provas e evidências.

*Via http://www.advivo.com.br/luisnassif      (18,56h)

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Santiago/RS: Unidade Popular em Campanha


*Na foto os candidatos majoritários da UNIDADE POPULAR (PT-PDT-PPL, com apoio do PSD), companheiros BUENO e JOÃO SILVEIRA, liderando caminhada nas ruas de Santiago juntamente com candidatos a vereança, lideranças, dirigentes partidários da coligação  e militantes.
...
Dá-lhe, BUENO!  Dá-lhe 13 - UNIDADE POPULAR!  É PRA VENCER! 

Jornalismo de esgoto quer condenação de Zé Dirceu sem nenhuma prova!



Delenda est Dirceu

O único e verdadeiro drama do julgamento do “mensalão” diz respeito a uma coisa que todo mundo já sabe: não há uma única prova contra o ex-ministro José Dirceu na denúncia apresentada ao STF pelo procurador-geral da República Roberto Gurgel. Nada. Nem uma única linha. Nem um boletim de ocorrência de música alta depois das 22 horas. Nadica de nada.

Mas, sob pressão da mídia, o STF tem que condenar José Dirceu.

Pode até condenar os outros 36 acusados. Pode até mandar enforcá-los na Praça dos Três Poderes. Mas se não condenar José Dirceu, de nada terá valido o julgamento. A absolvição de José Dirceu, único caminho possível a ser tomado pelos ministros do STF com base na denúncia de Gurgel, irá condenar seus acusadores de forma brutal e humilhante. Quilômetros de reportagens, matérias, notas e colunas irão, de imediato, descer pelo ralo por onde também irá escoar um sem número de teses do jornalismo de esgoto.

A absolvição de José Dirceu irá jogar a mídia sobre o STF como abutres sobre carne podre com uma violência ainda difícil de ser dimensionada. Algo que, tenho certeza, ainda não se viu nesse país. Vai fazer a campanha contra José Dirceu parecer brincadeira de ciranda.

Por isso, eu não duvido nem um pouco que José Dirceu seja condenado sem provas, com base apenas nesse conceito cafajeste do “julgamento político” – coisa a que nem o ex-presidente Fernando Collor de Mello foi submetido.

Para quem não se lembra, ou prefere não se lembrar, apesar de afastado da Presidência da República por um processo de impeachment, Collor foi absolvido pelo STF, em 1992. O foi, justamente, porque a denúncia do então procurador-geral da República, Aristides Junqueira, era uma peça pífia e carente de provas. Como a de Roberto Gurgel. (por Leandro Fortes, da Carta Capital)

*Pescado do Blog do Júlio Garcia 

**Nota do Blog: 'Dalenda est...'  (do Latim). Livre tradução: 'Dirceu deve ser destruído!'

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Unasul se solidariza com Equador e rechaça ameaças de invasão da embaixada para prender Assange



Foto: TeleSur

da AFP, via UOL

A Unasul pediu neste domingo (19) um diálogo para se chegar a uma solução para a crise entre Equador e Reino Unido, e apoiou Quito ante a eventualidade de uma invasão a sua embaixada em Londres para prender o fundador do site Wikileaks, Julian Assange.

Os chanceleres da União de Nações Sul-Americanas, reunidos em Guayaquil, manifestaram solidariedade ao Equador e pediram às partes que continuem “o diálogo em busca de uma solução aceitável para os dois países”, diz a declaração conjunta, lida por seu secretário-geral, o venezuelano Alí Rodríguez.

No texto, os ministros declaram “solidariedade e apoio ao governo do Equador ante a ameaça de violação da sede de sua missão diplomática”, e reiteram “o direito soberano dos Estados de conceder asilo”. Também condenam a “ameaça de uso da força entre os Estados”, e reafirmam “o princípio do direito internacional de que não se pode invocar o direito doméstico para deixar de cumprir uma obrigação do direito internacional”

Os chanceleres da Unasul reuniram-se um dia depois dos da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (Alba), convocados pelo Equador, que afirma que o governo britânico ameaçou invadir sua embaixada para prender Assange.

Participaram do encontro os chanceleres de Equador, Ricardo Patiño; Venezuela, Nicolás Maduro; Colômbia, María Angela Holguín; Uruguai, Luis Almagro; Peru, Rafael Rocagliolo; e Argentina, Héctor Timmerman.

Londres insiste em extraditar Assange para a Suécia, onde ele é procurado por acusações de agressão sexual, que nega. O fundador do WikiLeaks teme que a Suécia o extradite para os Estados Unidos, onde ele poderia ser julgado por espionagem devido à publicação de centenas de milhares de documentos secretos do Departamento de Estado.

O número 2 do WikiLeaks, Kristinn Hrafnsson, indicou neste domingo (19) à AFP que um compromisso da Suécia de não extraditar Assange poderia ajudar a resolver o impasse: “Seria uma boa base para negociar, uma maneira de encerrar este assunto, se as autoridades suecas declarassem, sem nenhuma reserva, que Julian nunca será extraditado da Suécia para os Estados Unidos.”

LEIA O TEXTO DA DECLARAÇÃO

Veja abaixo a declaração os sete pontos da declaração aprovada pelos chanceleres da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), divulgada neste domingo (19) em Guayaquil. Os países do bloco se comprometem a:

- “Manifestar sua solidariedade e apoiar o governo da república do Equador ante a ameaça de violação da sede de sua missão diplomática.”
- “Reiterar o direito soberano dos Estados de conceder asilo.”
- “Condenar a ameaça de uso da força entre os Estados, bem como reiterar a plena vigência dos princípios consagrados no direito internacional, o respeito à soberania e o fiel cumprimento dos tratados internacionais.”
- “Reafirmar o princípio fundamental de inviolabilidade das sedes das missões diplomáticas e consulares, e a obrigação dos Estados receptores em relação ao estabelecido na Convenção de Viena.”
- “Reafirmar o princípio do direito internacional em virtude do qual não se pode invocar o direito doméstico para deixar de cumprir uma obrigação de caráter internacional.”
- “Reiterar a vigência das instituições de asilo e refúgio, para proteger os direitos humanos das pessoas que consideram sua vida ou integridade física ameaçada.”
- “Exortar as partes a continuar o diálogo e a negociação direta, em busca de uma solução mutuamente aceitável e que respeite o direito internacional.”

-Via www.viomundo.com.br

domingo, 19 de agosto de 2012

Unidade Popular alerta: 'enquetes eleitorais': cuidado com elas!



A Coordenação da Campanha da Unidade Popular  por Santiago (PT/PPL e PDT, com o apoio do PSD) -  que tem como candidatos ao Executivo ANTÔNIO BUENO  e JOÃO SILVEIRA - divulgou Nota repudiando recente 'enquete'  sobre supostas 'preferências eleitorais' dos eleitores santiaguenses em relação às próximas eleições municipais, 'enquete' essa, segundo a nota, sem nenhuma base científica ou metodológica (e que distoa  da realidade  que se vê nas ruas, muito diferente dos números apresentados na mesma,  que são  negativos para a oposição  e favoráveis artificialmente ao  PP/DEM local, cujo candidato a prefeito e vice tentam a reeleição). 

Dentre outras coisas, a Nota afirma  que (por detrás disso) está  "a necessidade da manutenção do poder por parte de um grupo político (pepistas principalmente)" que faz com que  "usem de todos os métodos para isso. (...) o mais interessante é que estes dados fornecidos na dita “sondagem” são brutalmente diferentes dos que encontramos em nossas amostras e pesquisas internas."

Denuncia ainda a Nota que é "também é gigantesca a distorção, se comparada com a realidade das vilas e bairros, onde constatamos o desejo iminente de mudança e avanços."(...)

CLIQUE AQUI para ler a nota da Coordenação da UP, na íntegra.

sábado, 18 de agosto de 2012

Senador PAIM também está com BUENO PREFEITO!



*O senador PAULO PAIM (PT/RS)  também apóia BUENO e JOÃO SILVEIRA para a Prefeitura.

-Em 7 de outubro, faça a sua parte para ajudar a  #MudarSantiago: Vote nos candidatos do PT e da UNIDADE POPULAR!

-VOTE 13!  Coragem para Avançar!

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

O PT e as Eleições 2012

BANDEIRAS PT BR

 

 O PT E AS ELEIÇÕES 2012: UM BALANÇO E O FUTURO


 'Quando definimos a prioridade de candidaturas próprias, muitas vezes não compreendida ou contestada pelo pragmatismo eleitoral em muitos municípios, é porque nossa experiência e convicção de futuro já nos ensinou que o processo eleitoral não é só resultado em cargos ou espaços de governo. Nosso crescimento e importância medem-se, também, pelas novas filiações e engajamento de novos militantes, pelos espaços construídos na sociedade civil e na construção de novas lideranças sociais e, especialmente, na construção de nova hegemonia político-programática onde estamos presentes.
Sem a difusão permanente de sua ideologia, sem discurso que globalize nossa prática política, sem horizonte de futuro e esperança de mudança, nenhum partido do campo socialista está imune a se transformar em mais um partido da ordem, do conservadorismo.'

 Por Raul Pont

O Partido dos Trabalhadores vive sua sétima eleição municipal em 2012. Nesses trinta anos o Partido viveu um crescimento vertiginoso: em 1982, elegemos apenas 2 prefeituras e 118 vereadores (as) em todo o país. Na última eleição (2008) alcançamos 559 prefeituras e 4.171 vereadores(as). Dos principais partidos surgidos naquele momento, o PT foi o que mais cresceu, ao contrário dos outros que diminuíram seus representantes na Câmara Federal ou sofreram cisões que aceleraram o declínio: PDS – PP – PFL – DEM e PMDB – PSDB.

O crescimento do PT tem paralelo com a primeira experiência de pluripartidarismo vivida no Brasil entre 1945 e 1965, ou seja, do fim do Estado Novo até o Golpe Militar e o Ato Institucional que proibiu os partidos existentes e forçou o bipartidarismo consentido da Arena e MDB. Ao longo dessas duas décadas, acompanhando o processo de urbanização e da emergência da participação popular na vida política do país, o PTB de Vargas, Goulart e Brizola foi a agremiação política que mais cresceu, no contraponto ao declínio do centrista e conservador PSD e da liberal UDN. Esse crescimento foi interrompido com o golpe militar. Inclusive, o avanço do trabalhismo foi uma das razões da ação golpista em 64.

No caso atual, já atingimos 32 anos de história e o ciclo virtuoso de crescimento consolidou-se com as vitórias de Lula e Dilma. Somos o Partido com a maior bancada federal (88 deputados/as) e a maior bancada estadual (149 deputados/as eleitos em 2010). Nesse crescimento não há uma linearidade constante, pois sem uma reforma política que melhore nosso sistema eleitoral (voto em lista, financiamento público, etc) começaremos a patinar e seremos derrotados pelo predomínio do poder econômico nos processos eleitorais. Um dado muito simples, mas inquestionável, é a performance na última década. Em 2002, na primeira eleição de Lula, elegemos 91 deputados (as) federais, em 2010, após Lula e com a vitória da Dilma, elegemos 88 deputados (as) federais. Nada é tão ilustrador quanto esses números para demonstrar o peso do poder econômico e a força do voto nominal e do financiamento privado na determinação dos resultados. Na atual legislatura (2011/2014) 70% dos deputados (as) federais eleitos estavam entre as 513 campanhas mais caras dos vários Estados.

AS ELEIÇÕES EM 2012

Diante dessa avaliação, evidencia-se a importância das eleições municipais deste ano para garantir e ampliar os espaços conquistados em prefeituras e câmaras municipais, bem como no crescimento partidário.

O 4º Congresso aprovou que 2012 seria um ano de fortalecimento do Partido, de crescimento e busca de hegemonia. As eleições municipais nos permitiriam mais espaço próprio do que em 2010, quando a eleição presidencial com Dilma nos condicionou a necessidade de uma política de alianças mais ampla e apoio aos aliados em vários Estados.

Mesmo não conseguindo materializar essa política do 4º Congresso plenamente, os números são significativos e mostram uma forte presença no país.

Em 17 capitais somos cabeça de chapa majoritária (Belém, Recife, Teresina, Campo Grande, Natal, Rio Branco, Belo Horizonte, Cuiabá, João Pessoa, Porto Alegre, São Paulo, Porto Velho, São Luis, Goiânia, Fortaleza, Salvador e Vitória), sendo que nas 5 primeiras também com Vice do PT e nas outras 12 com outros partidos na Vice. Em outras 6 capitais (Florianópolis, Aracaju, Curitiba, Manaus, Rio de Janeiro e Macapá) indicamos o Vice-Prefeito e em apenas 3 capitais apoiamos outros Partidos (Maceió, Palmas e Boa Vista) na chapa majoritária.

Outra prioridade aprovada no 4º Congresso foi o foco nas grandes e médias cidades do país com mais de 150.000 eleitores que no conjunto representam a maioria esmagadora da população do país e concentram os principais meios de comunicação, em especial, rádio e TV.

Neste caso, a performance do PT também é considerável. Lançamos candidatos a prefeito (a) em 64 cidades com mais de 150.000 mil eleitores. Se somarmos a este contingente as 17 capitais onde temos candidato, disputamos em 81 municípios, de um total de 118 municípios com essas características.

A presença do Partido cresceu, também, nos municípios entre 30.000 e 150.000 mil eleitores. Nestes, estaremos presentes na chapa majoritária, prefeito (260) e vice (140), ampliando o enraizamento do PT nos pequenos e médios municípios do país.

No Rio Grande do Sul, realizamos um grande esforço para alcançar esses objetivos definidos no 4º Congresso. Antecipamos o Encontro Estadual, orientamos uma política de alianças com uma prioridade sintonizada com a base aliada do governo Tarso Genro e produzimos uma orientação programática que circulou em todo o Estado desde o final de 2011. Essa orientação é fruto da nossa experiência de governo e nosso norte programático estratégico e deve ser o centro das nossas propostas e servir de base para nossas alianças. É o “Modo Petista de Governar” que estamos construindo há anos com nossas práticas coletivas de gestão.

São 59 municípios com chapa do PT para prefeito (a) e vice e 139 municípios onde temos o prefeito (a) do PT e o vice de outros partidos aliados. São quase 200 municípios com cabeça de chapa e aí estão quase todos os maiores municípios do Estado. Temos a candidatura a vice-prefeito (a) em mais de 125 municipalidades, o que perfaz 323 municípios. Isso alcança mais de 85% do eleitorado gaúcho. Estamos presentes, ainda, em mais de 132 municípios onde estamos coligados para o Legislativo e em apoio a chapas majoritárias de outros Partidos.

Esse quadro expressa o crescimento do PT no Rio Grande do Sul e é base e garantia para novos embates. Quando definimos a prioridade de candidaturas próprias, muitas vezes não compreendida ou contestada pelo pragmatismo eleitoral em muitos municípios, é porque nossa experiência e convicção de futuro já nos ensinou que o processo eleitoral não é só resultado em cargos ou espaços de governo. Nosso crescimento e importância medem-se, também, pelas novas filiações e engajamento de novos militantes, pelos espaços construídos na sociedade civil e na construção de novas lideranças sociais e, especialmente, na construção de nova hegemonia político-programática onde estamos presentes.

Sem a difusão permanente de sua ideologia, sem discurso que globalize nossa prática política, sem horizonte de futuro e esperança de mudança, nenhum partido do campo socialista está imune a se transformar em mais um partido da ordem, do conservadorismo.

Por isso, temos insistido de que não estamos apenas numa disputa municipal, mas somos portadores de um projeto nacional, que se expressa no governo Dilma e no governo Tarso e isso deve estar sempre presente em nossa mensagem e em nossas propostas.

Esperamos que esses números e essa reflexão nos deem, objetivamente, a dimensão da nossa história e das tarefas que temos pela frente.

Por mais uma grande vitória em 2012.

Raul Pont
Presidente do PT/RS

*Fonte: http://portal.ptrs.org.br

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Um apoio 'de peso'!




Bueno e João Silveira: um apoio 'de peso'!

'Além do apoio maciço que vem recebendo da comunidade, o candidato a prefeito de Santiago pela Unidade Popular (PT, PDT e PPL) também é o preferido de muitas lideranças, sejam elas locais, estaduais e regionais. Nesta semana, o deputado estadual petista Valdeci Oliveira enviou vídeo de apoio a Antônio Bueno. Só que não se trata apenas das palavras de um correligionário. Valdeci é, sem dúvida, um dos parlamentares que mais dá atenção a Santiago.

Em Porto Alegre, se dedica às causas da nossa comunidade, busca soluções para os problemas, enfrenta - como se de Santiago fosse - a todos os desafios que se apresentam. É por isso que o apoio de Valdeci Oliveira a Bueno é dos mais relevantes.

É um apoio com credibilidade, de um deputado que não vem apenas na hora de pedir votos, mas está sempre presente no município, dando retorno aos seus eleitores.' (...)
-Via Blog do Bueno Prefeito-

-Leia mais clicando Aqui

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Charge do SANTIAGO



* Charge do Santiago -  ou o lado que 'caem' os jornais  PIG**

**PiG: Partido da Imprensa Golpista
  (Pescado do Blog 'Guerrilheiros Virtuais')

***

Blog 'O BOQUEIRÃO' SEGUE BOMBANDO:

O Boqueirão  ·  Estatísticas  ›  Visão geral


-Para registro: Acessos ao Blog 'O Boqueirão' crescem dia-a-dia. Ontem chegamos a 730 acessos. Veja o quadro abaixo:

Visualizações de página de ontem
730

Visualizações de página do mês passado
6.715
Histórico de todas as visualizações de página
48.533

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Hora de por ordem no picadeiro do PIG


Por Francisco Rocha da Silva - Rochinha*

A grande imprensa passou anos preparando o show. Quando a data se confirmou, ela mais que depressa armou a lona e anunciou aos quatro cantos a chegada do Grande Circo do Julgamento do Mensalão. Uma produção hollywoodiana. Recrutados entre as fileiras do PIG**, subiram ao palco os leões, os malabaristas, os palhaços, os ilusionistas, os miquinhos adestrados... Mas o público não apareceu.

O brasileiro é mais inteligente do que os barões da mídia imaginam. E hoje, graças à internet, está mais bem informado. Já viu esse filme uma, duas, três, inúmeras vezes nos últimos sete anos. Já acompanhou os debates de parte a parte, já formou seu próprio juízo, já separou o joio do trigo, já deu o troco que tinha que dar nas últimas três eleições e segue vivendo, enquanto os governos do PT, primeiro com Lula, agora com Dilma, batem sucessivos recordes de aprovação.

Desesperado, o PIG vai jogando seu jogo. E abre espaços todos os dias, em toda sua grade de programação, até em narração de jogos de futebol, para que alguém fale do “mensalão”. Essa verdadeira lavagem cerebral vai desembocar em pesquisa divulgada na última semana, segundo a qual 82% teriam ligado o “mensalão” à corrupção e 73% teriam defendido a condenação dos réus. Se manipular a vontade do povo está cada dia mais difícil, inventar uma pesquisa com perguntas genéricas e manipular seus resultados ainda é fácil.

A questão é: quantos dos entrevistados conhecem a íntegra do processo e a defesa dos acusados? Provavelmente nenhum, já que a própria imprensa esconde e distorce tudo aquilo que contraria suas teses e seus interesses nesse caso. Como esconde e distorce histórias bem mais cabeludas do que essa, vide escândalo da privataria tucana e vide as relações do bicheiro Cachoeira com DEM, PSDB, PPS e com ela própria, imprensa.

A imprensa tem acobertado, tem sido cúmplice e tem sido conivente com um mundo de crimes Brasil afora – mas, ainda assim, se julga no direito de exigir em praça pública a condenação de pessoas acusadas sem provas, principalmente se essas pessoas forem do PT e estiverem diretamente ligadas ao governo Lula.

E as coisas vão piorar a partir de amanhã (15), quando os juízes do STF começam finalmente a externar seus votos. Não tenho dúvidas de que assistiremos a um furioso espetáculo de chantagem e intimidação contra os magistrados da Corte Suprema assim que o relator da Ação Penal 470 iniciar a leitura de seu relatório final. A mídia fez de tudo para que a opinião pública exercesse esse papel. Como não conseguiu, irá ela mesma, mais uma vez, levar a faca ao pescoço do STF, como já o fez no recebimento da denúncia.

Seus objetivos são claros: carimbar a palavra “corrupção” sobre o governo Lula, que ela nunca engoliu e jamais engolirá; e prejudicar o PT e os partidos aliados nas eleições municipais desse ano.

De quebra, o Acadêmico Mor do PIG e seus pares ainda aproveitam o episódio para alimentar a teoria fantasiosa de uma suposta divisão entre nós. De um lado, dizem eles, estariam o ex-presidente Lula e o PT. De outro, a presidenta Dilma e seus auxiliares. Mas aqui também irão fracassar, pois Dilma está com Lula, Lula está com Dilma e a militância petista está com os três: Lula, Dilma e o PT. Todos temos o PT no sangue, temos lado. Sabemos o que isso significa.

De toda maneira, o que tem acontecido nas últimas semanas reforça minha convicção de que o governo precisa urgentemente mandar para o Congresso o projeto do Marco Regulatório das Comunicações, criando uma agência reguladora, acabando com os monopólios, pondo fim à escandalosa propriedade cruzada de meios, incentivando a comunicação popular e deixando de engodar a pança da grande mídia com anúncios patrocinados pelo governo e de empresas estatais.

Em nome da Justiça, da Liberdade e da Democracia, em nome dos direitos individuais e coletivos conquistados arduamente ao longo da História do Brasil, já passou da hora de botar ordem nesse picadeiro do PIG e da grande mídia.

*Editor do blog Mandacaru http://mandacaru13.blogspot.com.br/ 

**PiG- Partido da Imprensa Golpista - (nota deste blog)

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Luto


A trágica notícia desta segunda-feira (o falecimento de Paulo Quadros, ex-prefeito de Unistalda/RS) vem do blog 'Nova Pauta':



'O ex-prefeito e professor Paulo Quadros morreu nesta noite em Santa Maria. O candidato a prefeito pela Oposição estava hospitalizado há poucos dias depois de fazer alguns exames e descobrir que estava com câncer. 

Quadros foi o primeiro prefeito do município e tentava voltar ao cargo nas eleições de outubro. O PMDB e PDT só devem se manifestar sobre o novo candidato a partir de quarta-feira. A prefeitura de Unistalda decretou luto oficial por três dias.' 
...
*Nota do Blog 'O Boqueirão': Mais uma vez  - lamentamos -  começamos a semana com uma dolorosa notícia. Paulo Zapata Quadros, o 'Paulinho', como o chamávamos, antes de ser professor e prefeito da vizinha Unistalda,   foi meu amigo na adolescência/juventude, parceiro de homéricas festas, jogos de futebol (morávamos perto do extinto Estádio do glorioso Ferroviário FC, em Santiago), galinhadas, bailes, inúmeras aventuras e de algumas discussões político/ideológicas. Mesmo mais tarde estando em campos opostos na política,  mantivemos sempre o respeito e a amizade antiga. Quando ele estava no exercício do mandato como prefeito de Unistalda estive lá visitando-o, acompanhado do então deputado Federal Valdeci Oliveira (a quem eu assessorava na oportunidade). 

Uma perda enorme - para o município, para os amigos e para a família, a quem enviamos nossos mais profundos sentimentos. (Júlio Garcia)