quinta-feira, 31 de maio de 2012

Bueno será o candidato da Frente Popular e Democrática - FPD

O vereador Miguel Bianchini (PPL)  revelou hoje  que vai mesmo concorrer à reeleição para vereança. O candidato da Frente Popular e Democrática a Prefeito de Santiago será, portanto,   o  sindicalista,  ex-vereador e atual Presidente do PT de Santiago, Antônio  da Rosa Bueno (foto).  

O PT e o PPL deverão integrar também conjuntamente a chapa para as eleições proporcionais (Câmara de Vereadores).

À seguir, a postagem em que o vereador Bianchini revela sua decisão e o seu apoio incondicional à  pré-candidatura do companheiro  Antônio Bueno:

"ESTOU COM O BUENO!

Ontem, estive reunido com o Presidente do Partido dos Trabalhadores de Santiago, Ex-vereador Antônio Bueno.

Na oportunidade fui agradecer o honroso convite de ser o pré-candidato a prefeito de Santiago pela Frente Democrática Popular.

Embora os resultados das duas enquetes me colocassem com o pré-candidato em potencial para fazer o enfrentamento à sucessão municipal, a opinião da minha família, de amigos e de apoiadores foi decisiva para eu optar em buscar a reeleição na Câmara Municipal. Sem contar com a minha decepção com a postura de alguns líderes partidários que inviabilizaram uma grande frente para buscar a tão sonhada alternância do poder.

Estes sim, são a oposição da oposição de Santiago.

O ex-vereador Antônio Bueno já havia sido escolhido pelo Partido dos Trabalhadores para ser o pré-candidato à Prefeito e estenderam a mim esta oportunidade. A partir desta reunião, o Bueno está assumindo esta condição e eu, como seu grande apoiador.

O Bueno, além de ser um homem capaz, sério, idôneo e integro, conhece como ninguém os problemas da administração municipal, está ligado ao partido que governa o Estado e a Nação e representa a alternativa para a grande mudança em prol do crescimento e do desenvolvimento de Santiago. (...)"
-Fonte http://miguelbianchini.blogspot.com.br/    -  Edição e grifos deste blog

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Lula Blogueiro



LULA BLOGUEIRO

O ex-presidente Lula, que participara da abertura do II Encontro Nacional em Brasília, mandou uma saudação em vídeo para o III Encontro de Blogueiros, realizado em Salvador, no último final de semana. “Comunicação não pode estar concentrada nas mãos de poucas famílias”.
Assista o vídeo acima.

(Via Escrevinhador)

Bueno ou Bianchini?


 Frente Popular e Democrática irá com Antônio Bueno ou Miguel Bianchini 

Aguarda-se para as  próximas horas o anúncio de quem será o candidato a prefeito pela coligação  PT/PPL que  lançará a FPD - Frente Popular e Democrática, que enfrentará o candidato do PP, atual prefeito Julio Ruivo, que tentará a reeleição.

- Em postagem que fizemos dia 21 deste,  aqui no Blog 'O Boqueirão', informávamos sobre as duas alternativas da oposição autêntica ao PP santiaguense nas eleições deste ano:

"O PT, na reunião de sábado (19/05),  dentre outras importantes deliberações, decidiu convidar o vereador Miguel Bianchini (PPL) para liderar a chapa da Frente Popular e Democrática nas eleições deste ano, concorrendo a Prefeito, dando-lhe  ainda uma semana de prazo para a definição.  Prazo esse, aliás,  que entendo como  correto, necessário  e justo... O amigo e companheiro Bianchini já está fazendo as devidas consultas e maturando sua decisão.

Caso Bianchini opte por concorrer à vereança (reeleição),  Antônio Bueno será o candidato a prefeito.  O Diretório Municipal  do partido já bateu o martelo. Está decidido."
...
*Segundo informações - confiáveis - recebidas pelo Blog, a decisão - ansiosamente aguardada, inclusive por setores governistas, por questões óbvias -  de quem será o candidato a Prefeito pela Frente Popular e Democrática (PT/PPL/PSD...) não deverá passar das  próximas horas.  À conferir!
...

** Antônio Bueno (foto 1)  ex-vereador e atual Presidente do PT de Santiago/RS; Miguel Bianchini (foto 2) é vereador do PPL (Partido Pátria Livre).  (por Júlio Garcia)

8,15 h

terça-feira, 29 de maio de 2012

Se ainda acreditas nas mentiras da Veja...


 

Mensalão só foi denunciado ao STF porque Lula não interferiu

Por Eduardo Guimarães*

Se você anda espalhando por aí que acredita nessa denúncia de Gilmar Mendes contra Lula que a revista Veja publicou, ou é estúpido ou não tem um pingo de caráter. É possível a qualquer pessoa, mesmo não sendo muito inteligente, concluir, sem a menor sombra de dúvida, que tal denúncia não faz o menor sentido.

Lula foi acusado de tentar interferir no andamento do inquérito do mensalão propondo um escambo ao magistrado: ele postergaria o julgamento até depois das eleições em troca de indulgência da CPI do Cachoeira em relação a supostas evidências de seu envolvimento com Demóstenes Torres e Carlos Cachoeira.

Gilmar foi Advogado-Geral da União do Governo Fernando Henrique Cardoso. No último ano de seu mandato, FHC o indicou para ministro do Supremo Tribunal Federal. Naquele momento, o professor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Dalmo de Abreu Dallari teve um artigo publicado na Folha de São Paulo em que declarou o seguinte sobre tal indicação:

Se essa indicação (de Gilmar Mendes) vier a ser aprovada pelo Senado, não há exagero em afirmar que estarão correndo sério risco a proteção dos direitos no Brasil, o combate à corrupção e a própria normalidade constitucional. (…) o nome indicado está longe de preencher os requisitos necessários para que alguém seja membro da mais alta corte do país.

Gilmar tentou processar criminalmente o jurista Dallari por esse artigo, mas a Justiça recusou a instauração da ação penal que o agora ministro do STF pretendia mover. Dizia a sentença: “A crítica, como expressão de opinião, é a servidão que há de suportar (…) quem se encontrar catalogado no rol das figuras importantes

A previsão de Dallari se faria sentir cerca de seis anos após a nomeação de Gilmar. Em 2008, o magistrado concedeu habeas-corpus ao banqueiro Daniel Dantas. No mesmo dia, 42 procuradores da República, 134 juízes federais e a Associação de Delegados da Polícia Federal (ADPF) divulgaram documentos manifestando indignação com a soltura do banqueiro. (...)

CLIQUE AQUI para continuar lendo.

*Editor do Blog da Cidadania

Pego na mentira...

 

Gilmar Mendes gagueja, sua, se enrola e solta um ato falho sensacional. Confira


Do Blog do Melo/RJ - O ministro Gilmar Mendes, que acusou o presidente Lula de tê-lo constrangido com o objetivo de que adiasse o julgamento do mensalão, deu uma entrevista à Rede Globo, em que suou, gaguejou, se enrolou e acabou cometendo um ato falho incrível:

Gilmar dizia que o presidente teria insinuado que haveria alguma irregularidade numa viagem do ministro a Berlim...

(Parêntesis longuíssimus: Só rindo. Segundo Gilmar, Lula teria perguntado apenas o seguinte: - E Berlim?. A partir daí, ele começou a se justificar, porque corre um boato na internet de que Gilmar teria viajado com Demóstenes a Berlim às custas de Cachoeira, que teria se encontrado com os dois na Alemanha. Gilmar conta uma história engraçadíssima (suando, gaguejando), de que tudo seria fruto de uma incrível coincidência, porque ele e Demóstenes - por motivos diferentes - teriam uma agenda em Praga, combinaram se encontrar naquela cidade e depois foram para Berlim, onde mora uma filha do ministro.

Amigo leitor, leitora amiga ou perdida aqui no blog, qual será estatisticamente a possibilidade de duas pessoas terem compromisso numa mesma data em Praga? )

Voltando ao que dizia Gilmar na entrevista, ele negava que houvesse qualquer problema na viagem, mas, aí, o inconsciente escapou e Gilmar disse o oposto do que gostaria de dizer. Confira AQUI
12,41 h

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Prefeitura de Santiago no CADIN?



Repasse de verbas para as obras do Aeroporto trazem à tona situação precária das finanças municipais

- Postagem oriunda do Blog Nova Pauta: "Depois de muita enrolação, o Governo do Estado finalmente depositou uma parcela de R$ 200 mil na conta da Prefeitura referente às obras do aeroporto de Santiago. A obra estava atrasada desde 2010, quando teve de parar por falta de repasses e, com a troca de governo, isso ficou mais difícil. Com a metade da pista sendo asfaltada, o prefeito Ruivo espera concluir a obra ainda este ano, considerando que o aeroporto terá importância regional."  (postagem datada de 22/05/2012).
...

- Um dos comentários sobre a postagem acima (realizada no mesmo blog):  "Senhores editores do Nova Pauta, a notícia está imprecisa: essa verba para as obras em nosso aeroporto só não veio antes para o município de Santiago devido ao fato de que a nossa Pefeitura estava com registro no CADIN (inadimpliente) sendo que, por este motivo, o Governo do Estado não podia, por força de lei, repassar nenhuma verba sem que antes fosse retirado o CNPJ da Prefeitura do seu Registros. Foi por isso, tão somente por isso, que o repasse demorou. Mas agora, graças ao Governo Tarso Genro, parece que as obras vão andar."
...

* Nota do Blog O Boqueirão:  Informação semelhante já estava circulando há dias na Net. 

Com a palavra, o  Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal de Santiago, Dr Julio Ruivo, que até agora não manifestou-se oficialmente sobre o assunto, assim como os nobres Edis.

Foto:  Blog Nova Pauta

****
O QUE É O CADIN:


Cadastro Informativo das Pendências perante Órgãos e Entidades da Administração Estadual. É um instrumento que propicia ao Governo do Estado obter, de forma centralizada, informações a respeito dos débitos de pessoas físicas e jurídicas perante a Administração Pública Estadual, visando, precipuamente, o resguardo das finanças públicas estaduais, de modo a evitar repasses de recursos públicos e concessão de incentivos fiscais a pessoas físicas e jurídicas que tenham pendências para com o Estado.

Código Florestal: #VALEUDILMA!



*Vetos ao Código Florestal : #VALEUDILMA! 

domingo, 27 de maio de 2012

Apoio absoluto do PT ao vereador Bianchini



 "Se o companheiro do PPL, o melhor vereador de Santiago  Miguel Bianchini aceitar ser o candidato a Prefeito da Frente Popular terá  [apoio] da maioria do Diretório do PT, se não for por unanimidade. (...)"  (Erotides Lima Cruz  -Tide Lima -, membro do DM do PT de Santiago e integrante do Governo do RS).
...

"O companheiro Bianchini tem o respeito e o apoio de praticamente a totalidade dos petistas santiaguenses. Se sua vontade for de candidatar-se ao Executivo, o PT não lhe faltará, muito pelo contrário". (Ruben Bitencourt Finamor - Professor, Historiador e membro da Executiva do PT/Santiago).
...

*O  Editor do Blog 'O Boqueirão', em contato com vários  membros da direção do PT de Santiago no dia de ontem, detectou que a absoluta maioria do partido está afinada com a posição acima elencada. Ou seja, Bianchini só não será o candidato da Frente Popular e Democrática se optar pela reeleição (garantida)  como vereador, deixando uma candidatura ao Executivo Municipal para mais adiante.  Neste caso, o candidato da Frente será o  companheiro ex-vereador  e sindicalista Antônio Bueno,  Presidente do PT de Santiago. (JG) 

...
Foto: Vereador Miguel Bianchini (PPL) com o Governador Tarso Genro - campanha eleitoral de 2010  - em Santiago/RS.

sábado, 26 de maio de 2012

Santiago/RS - Eleições 2012: Bianchini ou Bueno?


Oposição ao PP: o  candidato da Frente Popular e Democrática será Miguel Bianchini ou Antônio Bueno

Em postagem que fizemos dia 21 deste,  aqui no Blog 'O Boqueirão', informávamos sobre as duas alternativas da oposição autêntica santiaguense nas eleições deste ano:

"O PT, na reunião de sábado,  dentre outras importantes deliberações, decidiu convidar o vereador Miguel Bianchini (PPL) para liderar a chapa da Frente Popular e Democrática nas eleições deste ano, concorrendo a Prefeito, dando-lhe  ainda uma semana de prazo para a definição.  Prazo esse, aliás,  que entendo como  correto, necessário  e justo... O amigo e companheiro Bianchini já está fazendo as devidas consultas e maturando sua decisão.

Caso Bianchini opte por concorrer à vereança (reeleição),  Antônio Bueno será o candidato a prefeito. Está decidido."
... 
*Segundo informações - confiáveis - recebidas pelo Blog, a decisão - ansiosamente aguardada, inclusive por setores governistas, por questões óbvias -  de quem será o candidato a Prefeito pela Frente Popular e Democrática (PT/PPL/PSD...) não deverá passar da próxima terça-feira (29/05).  À conferir!

** Miguel Bianchini (foto 1) é vereador do PPL (Partido Pátria Livre). - Antônio Bueno (foto 2) é ex-vereador e atual Presidente do PT de Santiago/RS. (por Júlio Garcia)

sexta-feira, 25 de maio de 2012

PT/Canoas-RS



Coordenação da ULD/Canoas define responsabilidades

Reunida  na noite de  15/05,  na sede do PT municipal, a Coordenação da ULD/Canoas (na foto, juntamente com o  ex-Sub-prefeito e atual pré-candidato a vereador Paulo Accinelli, o terceiro da esquerda p/direita), dentre outros assuntos (conjuntura, eleições municipais etc.)  discutiu, com prioridade,  o ponto Organização da corrente. Após várias intervenções e balanço realizado pelos dirigentes, foi proposto e aprovado que a Unidade e Luta Democrática - ULD terá, à partir de agora,  um funcionamento regular (com reuniões periódicas),  priorizando não só as eleições deste ano, como também sua organização interna ao PT, formação política e intervenção organizada nos setoriais do Partido e da municipalidade.

Foram também,  ao final,  definidas as divisões de responsabilidades entre os membros da Coordenação, que ficou assim constituída:

Secretário Geral: Júlio Garcia
1º tesoureiro: Marcelo da Rosa
2º tes.: Gerônimo Fernandes
1ª Secretária: Joana Rodrigues
2ª secretária: Janaina Torres

Ficou decidido ainda que a  companheira Joana Rodrigues também acumulará a função de Assessora de Imprensa da Coordenação da ULD municipal.

(p/Ass. imprensa)
*Nota: Canoas/RS é governada pelo PT, cujo prefeito (Jairo Jorge) é  pré-candidato à reeleição.

“A trajetória de um libertário”



Porto Alegre/RS - Com o apoio da Fundação Perseu Abramo, o PT/RS encerrou as homenagens aos 100 anos de Apolônio de Carvalho, que entre tantas lutas, é um dos fundadores o Partido dos Trabalhadores, na noite de quinta-feira (25/5). A homenagem teve seção de autógrafo de Dona Renée de Carvalho (foto acima), autora do Livro “Uma vida de lutas” e exibição do documentário “Vale a pena Sonhar”, da jornalista Stela Grisotti, que conta a trajetória da vida militante de Apolônio.

O Teatro Dante Barone foi palco de celebração à figura política que dedicou seus 93 anos de vida na luta pela liberdade. O documentário mostra a trajetória deste “Herói de três Nações”, título que ostenta Apolônio de Carvalho, por ter lutado contra Francisco Franco na Guerra Civil Espanhola, nas Forças Francesas da resistência contra a ocupação alemã, na 2ª Guerra e, contra a ditadura militar no Brasil.

As homenagens aconteceram desde quarta-feira (24), no Grande Expediente da Assembleia Legislativa promovido pelo deputado Raul Pont e com a companheira de Apolônio, Dona Renée France de Carvalho recebendo a Medalha Negrinho do Pastoreio do governador Tarso Genro.

A exposição “A trajetória de um libertário” de fotos, documentos e texto da vida de Apolônio de Carvalho, no saguão da Assembleia toda semana de 18 a 24 de maio, também marcou as homenagens.

UM POUCO DE SUA TRAJETÓRIA

Apolônio de Carvalho foi uma figura ímpar no cenário da vida política brasileira. Poucos como ele viveram com tanta intensidade a «paixão libertária» que o impeliu, desde os seus anos de cadete da Escola Militar de Realengo, a engajar-se na luta pelos ideais socialistas e contra os regimes de opressão, com uma coerência que se manifestou em todos os episódios vividos: da militância no Partido Comunista Brasileiro (PCB) e na ANL (Aliança Nacional Libertadora) à participação na Guerra Civil Espanhola e na Resistência Francesa contra o fascismo; da luta clandestina contra a ditadura militar no Brasil, como membro do PCBR, à militância no PT, desde o momento da fundação do partido até sua morte.

Apolônio de Carvalho era filho de um soldado sergipano e de mãe gaúcha. Teve contato com a política bem jovem, na época em que cursou a escola militar, conforme disse à revista Teoria e Debate em 1989: “Em fins de 1933 eu já era oficial, achava que era necessário mudar a sociedade brasileira”, contou ele.

Dois anos depois, ajudou a criar a ALN (Aliança Libertadora Nacional): “um colega do Rio Grande do Sul, um capitão do Exército, me falou da ANL (…) Então, eu participei da organização dessa frente popular”.  Preso em 1936 pelo governo de Getúlio Vargas, tem sua patente militar destituída e é expulso do Exército.

Com a saída da prisão em junho de 1937, Apolônio ingressa no Partido Comunista Brasileiro. Segundo disse Apolônio a Teoria e Debate, o ideário do PCB “era muito parecido com o da ANL: contra os monopólios estrangeiros, pela reforma agrária, pela autonomia sindical, pelas liberdades sindicais, pelas amplas conquistas sociais”. Recebe a orientação de embarcar para a Espanha onde, juntamente com outros vinte brasileiros, combaterá nas Brigadas Internacionais ao lado das forças Republicanas contra os fascistas liderados pelo general Francisco Franco.


Apolônio deixa a Espanha juntamente com as Brigadas Internacionais em fevereiro de 1939 e parte para a França, onde permanece em campos de refugiados até maio de 1940, quando consegue fugir do campo de Gurs, dirigindo-se a Marselha. É nesta cidade portuária que ele ingressa na Resistência Francesa, em 1942, da qual se torna comandante da guerrilha dos partisans para a região sul, com sede em Lyon. É também em 1942 que conhece Renée, uma jovem militante comunista da Resistência, que se tornaria sua companheira para o resto da vida. Em janeiro de 1944, Apolônio e Renée se instalam em Nîmes, onde em fevereiro, se organiza o ataque à prisão daquela cidade, libertando 23 militantes da Resistência. Em maio, mudam-se para Toulouse. Em agosto, Apolônio comanda a liberação de Carmaux, Albi e Toulouse. Em novembro, nasce o primeiro filho do casal, René-Louis. Por sua coragem, é considerado um herói na França, onde foi condecorado com a Legião de Honra.

O fim da guerra encontra a família em Paris, de onde embarca no ano seguinte para o Rio de Janeiro. Em 1947 nasce o segundo filho do casal, Raul. Apolônio, Renée e as duas crianças passam a viver na clandestinidade, militando entre Rio e São Paulo até 1953, quando ele parte para um curso na União Soviética que dura cerca de quatro anos. Em 1955, Renée o encontra em Moscou e, em 1957, a família está de volta ao Brasil, vivendo na semi-legalidade, situação que se estende até o golpe militar de 1964.

Na década de 1960, participou da oposição popular ao regime militar. Logo após o golpe de 31 de março de 1964, Apolônio passa a viver em profunda clandestinidade no estado do Rio de Janeiro, longe da família. Em conseqüência das divergências com o Comitê Central do Partido Comunista (do qual era membro) Apolônio e a Corrente Revolucionária do Estado do Rio deixam o PCB, em 1967. Em abril do ano seguinte, juntamente com Mário Alves, Jacob Gorender e outros dissidentes, Apolônio fundará o PCBR (Partido Comunista Brasileiro Revolucionário).

Em janeiro de 1970, no bojo de quedas que atingiram dezenas de militantes do PCBR, Apolônio e Mário Alves são presos no Rio e Jacob Gorender em São Paulo. Todos são violentamente torturados e Mário Alves, assassinado. Em fevereiro, os filhos Raul e René-Louis também são presos.

Em junho, Apolônio e outros 39 presos políticos brasileiros chegam a Argel, trocados pelo embaixador alemão, seqüestrado por um comando revolucionário no Rio de Janeiro. René-Louis será libertado em 1971, trocado (juntamente com 69 outros presos políticos) pelo embaixador da Suíça. Raul sai da prisão no ano seguinte. Depois disso que Renée deixa o Brasil e a família se reúne em Paris.

Durante os anos que teve de ficar fora das terras brasileiras, mantém contato com o Brasil e se articula com os exilados no exterior. A volta ao Brasil será em outubro de 1979, depois da Anistia de agosto daquele ano.

No fim dos anos 70, aproximou-se dos grupos que então trabalhavam para criar o PT, tornando-se um de seus fundadores. “Nós tivemos uma imensa simpatia pelo PT”, disse ele. “Em fevereiro de 1980, quando se lança (o partido) oficialmente, vemos o primeiro partido de esquerda em todo o século que pleiteia, como um de seus traços essenciais, a conquista da legalidade”.

Permanece na direção do novo partido até 1987, quando se afasta por orientação médica.
Apesar das limitações da saúde e da idade, Apolônio prossegue um militante que não se furtará jamais aos debates e à manifestação pública de suas posições de socialista convicto. 

Um socialista que soube combater criticamente as distorções do socialismo real mas que, nem por isto (ou por isto mesmo), a queda do muro de Berlim ou o diversionismo das teorias propagadas pelo capital conseguiram dobrar.

Entusiasta do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), ao qual sempre prestou apoio e junto ao qual esteve sempre presente, frente ao que não abriu mão da crítica ou da esperança. Para ele, um novo mundo (socialista) era sempre possível e poderá estar sempre ao alcance de nossas mãos, desde que estejamos dispostos a nos organizar e a lutar por ele.

*Fonte: sítio do PT/RS  -  portal.ptrs.org.br    (Edição final e grifos deste blog)

12,42 h

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Ruralistas derrotados

Trabalho escravo: ruralistas derrotados

Por Altamiro Borges*

A bancada ruralista, que se jactava da sua força no Congresso Nacional, foi a grande derrotada nesta terça-feira (22) na votação da Proposta de Emenda Constitucional 438/2001 contra o trabalho escravo. Foram 360 votos a favor da PEC, 29 contrários e 25 abstenções. A proposta prevê o confisco das propriedades que exploram o trabalho escravo, destinando-se as terras à reforma agrária e ao uso social urbano. Ao final da votação, emocionados, os deputados cantaram o Hino Nacional no plenário da Câmara Federal.

Desde 1995, quando teve início a fiscalização das propriedades denunciadas pelo uso de trabalho análogo à escravidão, mais de 42 mil pessoas foram "resgatados" pelas equipes do Ministério do Trabalho. A maior incidência deste crime abjeto se deu no campo. Mas também foram denunciados vários casos em cidades, inclusive entre empresas de grife de utilizam firmas terceirizadas - como a famosa multinacional Zara.

A bancada ruralista, liderada pela senadora Kátia Abreu e pelo deputado Ronaldo Caiado, fez de tudo para evitar a aprovação da PEC. Ela conseguiu adiar a votação, mas não conseguiu impedir a fragorosa derrota. Agora a PEC será novamente debatida e votada no Senado. 

*Editor do Blog   do Miro - http://altamiroborges.blogspot.com.br
...
NOTA do Blog O Boqueirão:  Anotem: Da bancada federal do RS, votaram contra a PEC 438 os deputados LUIS CARLOS HEINZE (PP)  e  ALCEU MOREIRA (PMDB). 

terça-feira, 22 de maio de 2012

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Santiago/RS: começaram as definições? (IV)




 " Bom dia, companheiro Júlio Garcia!

Tenho a alegria de informar  que o nosso Partido, há seis meses, vem fazendo ótimas reuniões de discussões de conjuntura e temáticas e, neste sábado, não foi diferente: houve alto índice de maturidade na discussão política e na tomada de decisões. 

O PT referendou o meu nome como representante do partido na chapa majoritária, aprovou ainda ampla coligação com o PPL, elencou 15 pré-candidatos a Vereadores, não radicalizou na exigência de termos o Candidato a Prefeito, manteve em aberto a 'janela'  para agregar novas frentes de partidos (em especial PDT e PSD)  e aguarda para essa semana a decisão do vereador Bianchini para, juntos, intensificarmos o diálogo com a sociedade e estruturarmos a campanha. (...)"
 ...

*O e-mail  acima  me foi enviado hoje pelo  companheiro Antônio Bueno (foto),  Presidente Municipal e pré-candidato ao Executivo local pelo Partido dos Trabalhadores

O PT, na reunião de sábado,  dentre outras importantes deliberações, decidiu convidar o vereador Miguel Bianchini (PPL) para liderar a chapa da Frente Popular e Democrática nas eleições deste ano, concorrendo a Prefeito, dando-lhe  ainda uma semana de prazo para a definição.  Prazo esse, aliás,  que entendo como  correto, necessário  e justo... O amigo e companheiro Bianchini já está fazendo as devidas consultas e maturando sua decisão.

Caso Bianchini opte por concorrer à vereança (reeleição),  Antônio Bueno será o candidato a prefeito. 

Está decidido.

(por Júlio Garcia) 

(13,17h)

Dr José Nunes Garcia: Parabéns!!



*Hoje está aniversariando uma pessoa muito especial: o Dr José Nunes Garcia, meu querido pai (Advogado, Defensor Público aposentado ... e Companheiro petista 'de primeira')

Ontem festejamos em família (fotos colocarei mais tarde) durante um ótimo almoço  no Restaurantre Copacabana, em Porto Alegre. 

Este aniversário, aliás, reveste-se de maior importância, ainda: afinal, não é todo dia que se comemora 80 anos!

Parabéns pai,  te desejamos muita saúde, felicidades e sucesso!

Júlio César Schmitt Garcia

sábado, 19 de maio de 2012

Santiago/RS: começaram as definições? (III)





- O Partido dos Trabalhadores, em reunião realizada na tarde de hoje, definiu que a próxima semana será decisiva para o veredito a ser tomado sobre quem deverá  ser ungido como candidato do partido, que marchará coligado com o Partido Pátria Livre, o PPL.   (Mais informações fidedignas sobre a reunião do PT, em breve... claro,  só aqui neste blog)!

A postagem anterior (hehehe!!), de hoje de manhã, portanto,   continua mais atual ... do que nunca!!!!
(Leia abaixo).

(Atualizada: 8,45 h de 20/05)

Santiago/RS: começaram as definições? (II)


Em recente postagem  (datada de 12 de maio do corrente ano), neste mesmo blog 'O Boqueirão',  cruzando e analisando as informações que nos chegavam da cena política verificada em Santiago naquele  momento, colocávamos:

(...) Ao que tudo indica, Júlio Ruivo (PP, situação) deve concorrer à reeleição. O nome do(a) vice ainda é incerto e não sabido, haja vista que não será uma escolha 'tranquila', apesar do que diz a mídia local (amiga!)  e os blogs 'chapa-branca'...


Já na oposição (uma vez que está agora sepultado definitivamente o natimorto 'frentão'),  delineia-se a constituição de uma Frente Popular e Democrática (o nome que capitaneará esse processo renovador deverá ser definido entre o  do ex-vereador Antônio Bueno, do PT,  e o do vereador Miguel Bianchini, do PPL).  (...)


Não descarta-se, ainda, a possibilidade de (caso o PDT e o PSD venham a desistir  de compor conjuntamente a coligação oposicionista) a Frente  Popular e Democrática   ser integrada somente pelo   PT e  PPL (através de uma coligação tanto na majoritária quanto na proporcional), apoiada por setores populares e sindicais  representativos da sociedade local, com um vies  classista e de esquerda bem  mais acentuado. (...)

(E a cotovia  me segredou, à pouco,  que nas próximas horas teremos, enfim,  novidades).  À conferir!  (por Júlio Garcia)  - OB - 15/05/2012.
...

*ÚLTIMAS: Segundo informações que chegaram ao Editor,  ultimamente setores do PT de Santiago têm aventado também a possibilidade  do lançamento do nome  da professora, pecuarista  e advogada IARA CASTIEL como pré-candidata ao Executivo (à prefeita ou vice-prefeita), ampliando assim o leque de possibilidades para a construção de uma chapa representativa e com reais condições de disputar para vencer a próxima corrida eleitoral, seja qual for o nome escolhido (dentre os três citados acima).

Do lado do PP, a tendência é que o atual vice-prefeito (o produtor rural  Toninho)  forme novamente com o prefeito Julio Ruivo a chapa situacionista que tentará a reeleição. O candidato do PMDB (possivelmente com o apoio do  PSDB e do PTB), segundo  foi divulgado hoje, deverá ser o  vereador Diniz Cogo.

O PT reúne hoje à tarde seu Diretório Municipal. A pauta central - como não poderia deixar de ser: Eleições Municipais, tática e alianças que fará o Partido dos Trabalhadores neste ano.
...
-Fotos: 1-  Iara Castiel com o Governador Tarso Genro e o Deputado Federal Paulo Pimenta; 2 -- Vereador Miguel Bianchini (PPL) com o Governador Tarso Genro; 3-  Ex-vereador e Presidente do PT de Santiago,  Antônio Bueno.

(Atualizada: 22,00 h)

quinta-feira, 17 de maio de 2012

O PT e as Eleições 2012

 Seminário Nacional sobre o Programa de Governo do PT
A Comissão de Acompanhamento das Eleições 2012, constituída pelo DN, preparou a realização de um Seminário Nacional sobre o Programa de Governo do PT, a ser apresentado nas eleições municipais de outubro. O evento está ocorrendo em Porto Alegre

O Seminário (ontem iniciado) tem o objetivo de dialogar com os/as candidato/as a prefeito/a do partido sobre a atualidade do Modo Petista de Governar, incorporando as experiências recentes de nossos governos locais. Além disso, pretende estabelecer os novos desafios para as administrações municipais diante dos atuais cenários nacional e internacional e das necessidades criadas pelo novo patamar de desenvolvimento vivido pelo Brasil a partir de 2003.

O PT vai entrar na 7ª geração de prefeitos/as. Desde 1982, quando elegeu dois prefeitos, passando pelas primeiras eleições nas capitais em 1985 (depois de anos de interventores durante a ditadura) e, principalmente, a partir de 1988, o PT passou a figurar como um Partido de bons governos municipais, administrando cidades grandes, médias e pequenas, implantando o Modo Petista de Governar.

De lá pra cá, o PT cresceu, governou também Estados e iniciou uma grande mudança no País com a vitória de Lula à Presidência da República em 2002. O Brasil passou a viver outro modelo de desenvolvimento, centrado em distribuição da renda, inclusão social, criação de empregos e forte ênfase na educação e na sustentabilidade econômica, social e ambiental. Criou, em âmbito nacional, a Secretaria de Assuntos Federativos, SAF, que coordena as ações federais junto às administrações municipais e faz a interlocução com a agenda dos municípios brasileiros. Muitos avanços foram obtidos nesta área, fortalecendo o pacto federativo e constituindo atores permanentes no diálogo pela implementação de políticas públicas nacionais que, na prática, concretizam-se com a participação dos governos locais.

Quais são os desafios das cidades brasileiras no momento atual de um Brasil que se desenvolve e se fortalece economicamente? Como superar os gargalos urbanos acumulados ao longo do tempo, que transformam nossas cidades em palcos de violência, tráfico, trânsito caótico, sistema de transporte de massa e atenção à Saúde Pública deficientes? Quais as novas formas e avanços na participação popular e na democracia local? Quais as formas mais eficientes e atualizadas de comunicação com a população? 

Os municípios têm um papel específico no Projeto de desenvolvimento Nacional? O PT tem uma agenda chamada municipalista? Qual é esta agenda hoje? Qual a centralidade do Programa de Governo nas eleições municipais? Como desenvolver e debater o Programa na Campanha Eleitoral? Há inovações nas administrações Petistas no último período que se incorporam positivamente ao Modo Petista de governar?

Estas são questões que  estão sendo debatidas e respondidas no Seminário do Programa de Governo para as Eleições de 2012, o Modo Petista de Governar.

O evento ocorre na Sogipa e antecede antecede a  reunião do DN do PT  que ocorre no dia 18  (sexta) na capital gaúcha.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Casa Civil apresenta balanço do RS Mais Igual no pleno do CDES-RS


Porto Alegre/RS - O pleno do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES-RS) debate, nesta quinta-feira (17), as políticas públicas de inclusão social desenvolvidas nas esferas federal e estadual. Na ocasião, a Ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello (foto), apresenta as políticas sociais desenvolvidas pelo Governo Federal, como o programa Brasil Carinhoso, lançado no último domingo pela presidente Dilma Rousseff.

Coordenador do programa de erradicação da pobreza extrema no Estado, o secretário Chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, fará um balanço do RS Mais Igual, detalhando os avanços já obtidos pelos projetos estaduais, que têm como objetivo retirar, até 2014, 306 mil gaúchos e gaúchas da linha da miséria. O programa segue as premissas do Plano Brasil sem Miséria, mantendo seus três eixos de atuação: transferência de renda, acesso aos serviços públicos e geração de oportunidades.

Pestana, ainda, detalha a implementação do RS Mais Renda, uma complementação de renda mensal de R$ 50,00 para os beneficiários do Bolsa Família que estejam matriculados no Ensino Médio, EJA ou cursos de qualificação profissional. A meta é atingir, até 2014, 90 mil famílias, o que significa inclusão no mercado de trabalho e desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Sul.

Na reunião do pleno, que ocorre a partir das 14h30min, no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini, também será realizado um ato em comemoração ao Dia Estadual de Enfrentamento à Homofobia e lançada a carteira de nome social para travestis e transexuais.
...
Texto: Joice Proença - Edição: Redação Secom - Edição final deste blog

Governo não poupará recursos para construir novas creches, afirma presidenta Dilma




A presidenta Dilma Rousseff afirmou ontem* (15) que o governo não poupará recursos para construir creches no Brasil. Ao participarda abertura da XV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios,a presidenta disse aos prefeitos que o governo federal fará o possível para auxiliar no custeio das creches.
“Eu quero dizer para vocês que o meu governo fará o possível e o impossível, não só com custeio, mas com custeio e com investimento, tudo o que for possível para garantir que a parte mais pobre das crianças desse país esteja em creche (…) Quero dizer que nós não pouparemos recursos. E aí não é uma questão da gente assumir ou não o custeio das creches. É uma questão de um compromisso de estado do meu governo com as crianças”.
Nesta segunda-feira (14), durante a cerimônia de lançamento do Brasil Carinhoso, o governo federal assinou com as prefeituras um acordo para a construção de mais 1.500 creches em todo o país. O governo federal também vai repassar às prefeituras, de forma imediata, os recursos para custear cada nova vaga aberta nas creches públicas ou conveniadas.

A presidenta também anunciou aos prefeitos dois novos projetos no âmbito do PAC 2. O governo federal fornecerá retroescavadeiras para municípios com até 50 mil habitantes. E 1.330 municípios serão selecionados para receber motoniveladoras. 

*via http://blog.planalto.gov.br/

terça-feira, 15 de maio de 2012

Santiago/RS: começaram as definições?


Em recente postagem  (datada de 12 de maio do corrente ano), neste mesmo blog 'O Boqueirão',  cruzando e analisando as informações que nos chegavam da cena política verificada em Santiago naquele  momento, colocávamos:
(...) Ao que tudo indica, Júlio Ruivo (PP, situação) deve concorrer à reeleição. O nome do(a) vice ainda é incerto e não sabido, haja vista que não será uma escolha 'tranquila', apesar do que diz a mídia local (amiga!)  e os blogs 'chapa-branca'...
Já na oposição (uma vez que está agora sepultado definitivamente o natimorto 'frentão'),  delineia-se a constituição de uma Frente Popular e Democrática (o nome que capitaneará esse processo renovador deverá ser definido entre o  do ex-vereador Antônio Bueno, do PT,  e o do vereador Miguel Bianchini, do PPL).
Possivelmente o/a  vice nessa chapa ficará com o PDT -  ou  com PSD.  Caso o PSD  - que 'não é de centro, nem de direita nem de esquerda' (sic) -  decida concorrer em faixa própria, esse partido deverá lançar como  candidato à  prefeitura  o ex-vereador Guilherme Bonotto. Pelo PMDB deve concorrer  o vereador Diniz Cogo; (...)...
Pois, soube hoje, as 'conversas'  agora estão tomando o rumo das definições. Já não era sem tempo...
Não descarta-se, ainda, a possibilidade de (caso o PDT e o PSD venham a desistir  de compor conjuntamente a coligação oposicionista) a Frente  Popular e Democrática   ser integrada somente pelo   PT e  PPL (através de uma coligação tanto na majoritária quanto na proporcional), apoiada por setores populares e sindicais  representativos da sociedade local, com um vies  classista e de esquerda bem  mais acentuado.
-Pois é,  parece que  também  na política terrunha  - como explica Lavoisier  -  'nada se cria, nada se perde, tudo se transforma' ...  
( E a cotovia  me segredou, à pouco,  que nas próximas horas teremos, enfim,  novidades).  À conferir!  (por Júlio Garcia)

17,18 h

Governo garante pagamento de valor do piso nacional para professores



Porto Alegre/RS - O secretário da Educação, José Clóvis de Azevedo, e o chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, reafirmaram em coletiva à imprensa, nesta segunda-feira (14), que apesar dos embargos declaratórios promovidos pelo CPERS, o Governo mantém a decisão de pagar a todos os professores do Estado, como vencimento básico, o valor do Piso Nacional do Magistério de R$ 1.451,00. A medida vai beneficiar 34.789 docentes que ainda não percebem o valor do Piso Nacional.

Esta decisão já havia sido anunciada no dia 26 de abril, quando foi firmado acordo parcial entre Governo do Estado e Ministério Público sobre a questão. O chefe da Casa Civil lamentou a postura da direção do Sindicato que representa os professores do Estado. "Lamentamos e não entendemos a decisão da direção do CPERS de tentar impedir que quase 35 mil professores recebam, a título de antecipação salarial, enquanto não há sentença definitiva sobre ação que questiona o índice de reajuste do Piso Nacional, o valor de R$ 1.451,00".

Pestana ressaltou que o acordo é provisório, não altera o plano de carreira da categoria, não diminui nenhum vencimento e não interfere nos índices de reajustes que serão pagos aos professores. "Estamos mantendo o compromisso de pagar ao magistério o maior reajuste já oferecido para a categoria por um Governo, de 76,64%, até 2014", disse.

Texto: Leticia Vargas
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305 - via Portal do Gov. do RS


segunda-feira, 14 de maio de 2012

'Dedo na ferida' - contraponto do rapper

Desacato contra quem?

Após exatos 124 anos da abolição da escravatura, a notícia da prisão de um artista negro encheu de indignação os usuários do Twitter. Na noite do domingo 13 o rapper Emicida foi detido em Belo Horizonte, após ser acusado de desacato à autoridade, durante a realização de um show gratuito na periferia da capital mineira.

Emicida, preso por colocar o 'Dedo na Ferida'

O motivo foi um comentário feito pelo rapper antes de dar início à música Dedo na Ferida. Emicida pediu à platéia para manifestar seu apoio aos moradores de Eliane Silva, terreno que desde a sexta-feira 11 está sendo desocupado pela Polícia Militar.

“Antes de mais nada, somos todos Eliana Silva, certo? Levanta o seu dedo do meio para a polícia que desocupa as famílias mais humildes, levanta o seu dedo do meio para os políticos que não respeitam a população e vem com ‘noiz’ nessa aqui, ó. Mandando todos eles se f****, certo, BH? A rua é noiz”, proclamou.

Policiais militares que prestavam serviço no evento consideraram o comentário ofensivo, esperaram que Emicida terminasse seu show e deram voz de prisão ao músico. Ele foi levado ao 39º DP (Barreiro) pouco depois das 19h30 e liberado por volta das 22h35.

Imediatamente o rapper anunciou em seu perfil do Twitter: “Fui preso por desacato à autoridade após o show em BH por causa da música Dedo na Ferida”. Logo a detenção se tornou um dos assuntos mais comentados na rede social, através das hashtags #LiberdadeEmicida e #dedonaferida.

De acordo com a assessoria da Polícia Militar de Minas Gerais, houve a preocupação de que o comentário de Emicida levasse o público a praticar atos de vandalismo. Em seu site, o rapper deixou claro que em nenhum momento se dirigiu diretamente aos policiais militares que trabalhavam no evento ou pediu ao público para fazer algum gesto obsceno a eles. A apresentação ocorreu sem nenhuma confusão.



Ainda em seu site, o músico conta que no Boletim de Ocorrência sua fala foi deturpada. A alegação dos policiais é a de que ele teria dito a seguinte frase: “Eu apoio a invasão do terreno Eliana Silva, região do Barreiro, tem que invadir mesmo, levantem o dedo do meio para cima, direcione aos policiais, pois todos esses tem que se f****”.  Por isso o músico não assinou o documento.

Dedo na Ferida fala de repressão e critica a polícia. A letra foi escrita após a violenta desocupação do Pinheirinho, em São José dos Campos, em janeiro deste ano. “O rap ainda é o dedo na ferida”.

Assista ao clipe (acima):

*Via sítio da Revista Carta Capital